As gerações da Enfermagem se renovam com o passar dos anos. A tecnologia evolui, os métodos melhoram, os estudos se aprofundam. Mas algumas recomendações serão eternas.
Antes de mais nada, estamos falando de questões éticas, acadêmicas e comportamentais dos enfermeiros.
Para ajudar os aspirantes e profissionais a lidarem com as dificuldades da Enfermagem, reunimos algumas regras de ouro. Confira os 10 mandamentos da Enfermagem!
1- Amar e respeitar a Enfermagem
A princípio, o trabalho feito com vocação se transforma em uma realização pessoal.
A dedicação e o profissionalismo da Enfermagem exigem mais carinho e empatia para lidar com jornadas intensas e questões de vida ou morte.
Esse é um dos papéis da Enfermagem, por isso o profissional precisa respeitar a arte do cuidar, apesar das dificuldades da equipe ou da instituição de saúde.
2- Separar trabalho de vida pessoal
O objetivo da Enfermagem é cuidar do paciente, sendo assim, o enfermeiro precisa ter integridade física e mental. Portanto, alimente-se bem, pratique exercícios, durma e relaxe a mente.
Vacine-se de tudo o que for necessário, use Equipamento de Proteção Individual – EPI e tome as medidas emergenciais em risco de contaminação.
Então, priorize a sua vida, sua família e o seu descanso sem levar os conflitos do trabalho para casa.
3 – Ser fiel ao paciente e orientar familiares
A Enfermagem é o elo entre o paciente e a equipe. É a assistência fiel e o cuidado individual ao ser humano, sem abandoná-lo, independente das diferenças pessoais perceptíveis.
Em vista disto, a opinião dos enfermeiros tem um peso considerável no decorrer do tratamento junto aos outros membros da equipe de saúde.
4- Aprenda com os veteranos
Para o enfermeiro iniciante, o ideal é seguir os passos dos mais experientes, observando como eles efetuam os procedimentos clínicos e burocráticos.
Seja como for, na dúvida, pergunte e analise as técnicas usadas para extrair o máximo de conhecimento, inclusive nos estágios.
Acima de tudo, por mais experiente que você seja, ao chegar em um hospital novo, algumas coisas mudam e você precisará dos colegas para se adaptar com atenção.
5 -Registre as suas ações
Constantemente, na enfermagem, há a necessidade de registrar os atendimentos para proteger o profissional, a instituição e o próprio paciente.
São documentos com o histórico de consultas, exames, urgências, laudos, prescrições, atestados etc, sendo úteis ao tratamento do paciente ou em eventuais questões jurídicas.
A FASIG já tem até um de extensão sobre isso. Confira aqui.
6 – Atente-se aos seus afazeres e pense antes de agir
É natural que os enfermeiros executem atividades comuns e ou específicas. Preste sempre atenção ao que for designado, respeitando os limites e as especialidades de cada um.
Então, execute os procedimentos com atenção para evitar danos irreversíveis. Antes de agir, concentre-se para atingir a máxima perfeição possível.
Ou seja, na dúvida ou impossibilidade, não arrisque. Peça ajuda dos colegas.
7- Respeite o Código de Ética da Enfermagem
A conduta ética na enfermagem visa a qualidade e a segurança no desempenho das tarefas, evitando infrações que causem danos ao paciente, aos colegas e ao hospital.
Em outras palavras, deve-se realizar todos os treinamentos obrigatórios, respeitar o sigilo profissional, prestar esclarecimentos aos pacientes e seguir todas as normas do Código de Ética da Enfermagem.
8- Ajude a equipe, lidere e compartilhe o conhecimento
Todo relacionamento em equipe deve ser saudável, pois um depende da confiança e do apoio do outro no atendimento, principalmente em casos de emergência.
Da mesma forma, essa colaboração também é importante para revezar as escalas de trabalho e para ajudar os colegas, principalmente os novatos, na realização de tarefas e na troca de conhecimentos.
9- Atualize-se ou busque especialização
Na área da saúde, a necessidade de se atualizar é constante, considerando a evolução tecnológica e científica.
Além de aprender novos conceitos em Congressos de Enfermagem, há cursos de extensão rápidos, objetivos e econômicos para se valorizar no mercado.
Nesse sentido, caso você queira trilhar uma área específica da Enfermagem, é recomendável fazer cursos de pós-graduação para ganhar o título na especialidade, podendo alcançar melhores propostas de trabalho e salário.
10- Valorizar e proteger a Enfermagem
O posicionamento de um enfermeiro sempre dá respaldo para outro. Lute pelos seus direitos, denuncie assédios, abusos ou irregularidades.
Da mesma forma, siga as associações de classe, as mídias de saúde e os órgãos regulatórios para acompanhar o reconhecimento da área.
Afinal, valorizando seu potencial profissional, você fortalece a Enfermagem. E o mais importante: guarde as lições aprendidas e os sucessos alcançados, porque isso sempre te ajudará a perseverar cada vez mais!
Gostou dos 10 mandamentos da Enfermagem? Seguindo esses mandamentos, você só tem a ganhar nessa área. Qual deles te interessou mais? Conte nos comentários e compartilhe com seus amigos!
Veja outras postagens com informações para inspirar o seu desenvolvimento profissional!