fbpx
30 jun

4 lições que aprendemos com os profissionais da saúde durante a pandemia

Quem poderia imaginar que o ano de 2020 seria marcado por uma crise de saúde mundial, não é mesmo? Além do nosso inimigo invisível (o novo Coronavírus), ainda tivemos que aprender a conviver com o isolamento social, com a crise econômica e também com diversos outros problemas sociais.

Mas em meio a tantas adversidades, não podemos perder a esperança ou deixar de acreditar que sempre existe um lado positivo em cada coisa que acontece ao nosso redor.

E mesmo com todo a crise, existe uma interessante e significativa parcela de pessoas, que não parou um minuto sequer, para garantir a saúde e o bem-estar do restante da população, os profissionais da saúde.

Por isso, listamos 4 lições de força e superação que podemos aprender com esses heróis, durante a pandemia. Vale a pena uma uma reflexão sobre o tema, confira:

Ética, profissionalismo e coragem: eles honram este juramento. Muitos arriscaram a própria vida pra cuidar de outras vidas. E a maioria está longe de suas famílias, para garantir que tudo fique bem nos hospitais e UBS. Seja você um futuro enfermeiro ou não, você teria a mesma coragem?

Empatia e Solidariedade: plantões e mais plantões. Jornadas de trabalho foram triplicadas, muitas vezes, para que um paciente conseguisse voltar a respirar e assim ter a chance de reencontrar a sua família. Mas para que isso acontecesse, algumas crianças tiveram que dormir sem beijo de boa noite, e talvez algum marido tenha ficado sem a companhia da esposa durante o jantar. Já parou para pensar como deve ter sido difícil abdicar de um momento em família para garantir a felicidade (e a vida) de outra pessoa?

Dedicação e Proteção: não poder voltar para casa depois de um longo e exaustivo dia de trabalho. Tudo para garantir que a sua família não seja infectada por uma doença. A saudade ou vontade de estar perto precisa ser compensada por telefonemas ou vídeo-chamadas. Mas todo esse esforço, que alguns podem não entender, é o retrato da única medida de proteção que o profissional da saúde pode oferecer aos seus familiares e amigos.

Bravura: o medo de contrair a doença não impediu que profissionais da saúde fossem para a linha de frente nessa batalha. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, cerca de 4 mil profissionais foram contaminados pelo novo coronavírus. Alguns morreram e muitos tiveram que se afastar de suas atividades. Mas todos tiveram a bravura de enfrentar essa luta. Você também encara a vida e sua profissão desta maneira?

Sabemos que a lista de qualidades destes profissionais pode ser muito maior que essa, ainda mais se considerarmos algumas condições de trabalho mais difíceis, como falta de equipamentos, equipes pequenas, distâncias da residência para o trabalho e etc. Mas, mesmo com tudo isso, eles não desistem e continuam lá, batalhando e salvando vidas.

E a principal lição que podemos tirar de todo esse exemplo que estamos vendo, é que ao assumirmos um compromisso, principalmente com a vida de outras pessoas, devemos ser fiéis e responsáveis. E seguir, ou pelo menos tentar, fazer o nosso melhor sempre,  independente de qualquer adversidade que se possa existir.

Precisamos sempre estar preparados, estudar, ler, praticar, se informar, para que o nosso esforço não seja em vão. 

Que o trabalho dos profissionais da saúde, principalmente dos que estão da linha de frente no combate a Covid-19 sirva de inspiração para todos. E não só hoje, mas para as futuras gerações também. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?