fbpx

Biblioteca

A Biblioteca FASIG possui um acervo com mais de 1.300 livros e 27 títulos de periódicos. Atende os grupos docente e discente da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, além de seus colaboradores, estudantes de outras instituições de ensino e pesquisadores da área médica.

A Biblioteca também disponibiliza, aos usuários cadastrados, o acesso aos mais de 8 mil títulos da base de dados digital Minha Biblioteca, assim como acesso à internet, possibilitando aos usuários maiores opções de pesquisa e busca de informações. Os equipamentos disponíveis são dois terminais de consulta ao acervo e rede wi-fi.

Ao todo, a biblioteca dispõe de duas salas de leitura, cinco mesas para estudo individual e em grupo, totalizando 28 lugares sentados.

Pesquisa on-line

O Sistema de Recuperação de Dados SOPHIA possibilita vários serviços pela internet, como a consulta a base de dados, reserva de acervo, renovação dos empréstimos, entre outras facilidades.

Horário de funcionamento e contato
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h.
Telefone: (11) 3444-4000, ramal 4001
E-mail: biblioteca@fasig.com.br

Acesso ao sistema de Biblioteca

O acervo da Biblioteca FASIG é composto, em sua grande maioria, de livros das áreas biológicas e da saúde. Em constante crescimento, conforme as ementas e necessidades dos cursos ministrados na faculdade, seu acesso é restrito, cabendo apenas aos colaboradores do setor a busca nas estantes.

Livros

 

banner fasig


Criado em 1998, o Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe. É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol).


Criado em 1982, o LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Abrange desde produções seriadas, até ensaios clínicos, avaliações tecnológicas e sínteses de evidências, contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região

O BDENF é uma base de dados bibliográfica especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde da UFMG. Inclui referências bibliográficas e resumos de documentos convencionais e não convencionais, tais como livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicações periódicas, gerados no Brasil ou escritos por autores brasileiros e publicados em outros países.

A Free Medical Journals é uma base de dados que inclui artigos dos mais diversos ramos da medicina como neurologia, cardiologia, oncologia, endocrinologia, entre outros, e também da biologia com artigos sobre genética e biologia molecular, projetados para auxiliar alunos, docentes, pesquisadores e profissionais.

A MEDLINE é uma base de dados bibliográfica de ciências da saúde e informações biomédicas. Desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM), inclui informações bibliográficas para artigos de periódicos acadêmicos que abrangem medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, medicina veterinária e cuidados de saúde. O MEDLINE também abrange grande parte da literatura em biologia e bioquímica, bem como campos como a evolução molecular.

Empréstimo Local
É permitido consulta de todo acervo disponível, com acesso restrito às estantes. Serviço disponível mediante apresentação e retenção (pelo período de consulta do material) de documento de identificação.

Multas (por dia e por material)
Atraso de livros e materiais de consulta: R$4,00

Serviço de referência
O Serviço de Referência destina-se a dar orientação e apoio quanto ao uso dos recursos informacionais existentes na Biblioteca, auxiliar na definição de estratégias de pesquisa, recuperação de informação em Bases de Dados, Internet ou outros suportes, além de auxiliar nos levantamentos bibliográficos e localização física das publicações.

Levantamento bibliográfico
Este serviço consiste na realização de pesquisa em bases de dados, com a finalidade de identificar informações bibliográficas ou em outros suportes pertinentes às áreas de interesse do usuário.

Empréstimo Domiciliar
A Biblioteca disponibiliza materiais para empréstimo domiciliar (conforme seu regulamento interno), com possibilidade de reserva e renovação presenciais e via online.

Renovação / reserva via Internet
Conforme regulamento, a renovação não é realizada caso haja qualquer tipo de atraso/débito ou quando o material estiver reservado. As obras poderão ser renovadas pelo sistema online no máximo duas vezes consecutivas. Para renovações presenciais é obrigatória a apresentação do material e o documento de identificação do usuário.

Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)
Caso o material procurado não conste em nossa Biblioteca, poderá ser solicitado em outra Instituição de Ensino (IES). Para isso, o usuário deve obter os dados do material desejado junto à instituição que fará o empréstimo, para que assim seja providenciado formulário de EEB. De posse deste formulário o usuário vai até a instituição e retira o material desejado.

Comutação bibliográfica (COMUT)
Serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos de instituições brasileiras e estrangeiras, mediante formulário próprio e pagamento prévio.

Acesso à Internet
Rede wi-fi específica para realização de pesquisas e consulta à base de dados pela Internet, mediante identificação, com login e senha pessoais.

Programa de capacitação de usuários
Este serviço visa capacitar discentes, docentes e funcionários na recuperação da informação, bem como facilitar o uso dos recursos disponíveis na Biblioteca. É composto por três módulos:

MÓDULO 1 – Serviços
Objetivo: familiarizar os usuários com o ambiente da Biblioteca. Este módulo visa treiná-los para a utilização dos recursos básicos.
Conteúdo: apresentar a Biblioteca e suas dependências; descrever suas fontes de informação; apresentar os serviços disponíveis; regulamento; base de dados interna e formas de localização dos materiais no acervo.

MÓDULO 2 – Bases de Dados / Pesquisa
Objetivo: capacitar os usuários para pesquisa em Bases de Dados nacionais e estrangeiras e nas ferramentas de busca da Internet.
Conteúdo: apresentar Bases de Dados (BVS, MEDLINE, Scielo e outras) e catálogos de outras bibliotecas; demonstrar técnicas de pesquisa na Internet e orientar quanto ao levantamento bibliográfico.

MÓDULO 3 – Normatização de Trabalhos Acadêmicos
Objetivo: capacitar os usuários quanto à apresentação, normatização e estruturação de trabalhos acadêmicos.
Conteúdo: orientar os usuários na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Serviço disponível mediante agendamento prévio no balcão de atendimento.

Elaboração de ficha catalográfica
A ficha catalográfica (catalogação na fonte) é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com normas internacionais (AACR2 – Anglo-American Cataloging Rules). Tem por objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados.
A Biblioteca elabora a ficha catalográfica para qualquer trabalho ou publicação científica produzida para a Faculdade (projetos experimentais, teses, revistas etc.), mediante solicitação prévia.

Serviços a ex-alunos
A Biblioteca oferece aos egressos da instituição consulta e empréstimo de obras mediante cadastro prévio e de acordo com regulamento específico, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h.

Serviços a visitantes
A Biblioteca está aberta aos alunos, professores e pesquisadores da área da saúde, interessados em consultar obras de seu acervo, mediante agendamento prévio por e-mail ou telefone.

× Como posso te ajudar?