fbpx

FASIG

Por que os enfermeiros precisam fazer Pós-Graduação?

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, os enfermeiros formados deverão se preparar para atender novas demandas clínicas. Um exemplo disso é o caso dos pacientes que precisam de home care. Cada vez mais os hospitais e centros clínicos vão procurar profissionais de enfermagem qualificados em segmentos específicos. Neste cenário, aqueles que buscam reconhecimento e novas oportunidades encaram a necessidade de fazer pós-graduação.

Diferente dos cursos de extensão, as pós-graduações conferem certificações mais completas em períodos de um a dois anos.

Como é a pós-graduação para enfermeiros?

Há diferentes formatos de pós: lato sensu e stricto sensu. O primeiro traz uma qualificação mediante a especialização com conhecimento e a prática de um ramo profissional. Ele inclui o MBA, que desenvolve competências para comandar equipes e setores.

O segundo inclui o mestrado e o doutorado, que envolvem um aprofundamento maior em pesquisas e estudos, além da possibilidade de lecionar em faculdades.

A hora certa para os enfermeiros fazerem pós-graduação

Após a graduação em Enfermagem, recomenda-se atuar bastante na área. Assim, o enfermeiro perceberá, com maior precisão, a afinidade existente por determinadas práticas, tratamentos, tendências e atividades.

Com essa percepção, o enfermeiro terá um repertório maior para fazer uma autoavaliação mais objetiva sobre sua carreira. Desse modo, poderá definir, com mais certeza, em qual segmento deseja se especializar ou focar no decorrer da jornada profissional.

Sim, enfermeiros podem ter mais de uma pós!

Uma dúvida comum sobre a pós-graduação é se os enfermeiros podem fazer mais de um curso. A resposta é sim. O profissional pode se especializar em quantas áreas desejar.

Somar cursos de pós-graduação é algo que só fortalece o currículo do enfermeiro, provando que o profissional leva sua formação a sério. Assim, ele oferecerá muito mais destaques e habilidades aos locais onde deseja trabalhar.

Lembre-se que há muitos enfermeiros apenas com a formação básica atuando no mercado. Na área da saúde, o crescimento também passa pela valorização do currículo, por meio de títulos em especializações.

 

Quais são as opções de pós-graduação em áreas da Enfermagem?

São inúmeras áreas, mas o ideal é acompanhar os segmentos que se mostram mais promissores em ofertas de trabalho, decorrentes das mudanças e transformações do mundo. Os nomes podem mudar dependendo da localidade, mas as áreas mais procuradas geralmente relacionam a Enfermagem com os seguintes temas:

Terapia Intensiva, Acupuntura, Nefrologia, Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Oncologia, Ergonomia, Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Estética Avançada, Infectologia, Urgência, Emergência e Trauma, Cardiologia, Neurocirurgia, Instrumentação Cirúrgica, Farmacologia, Cuidados Sanitários, Enfermagem do Trabalho e Enfermagem Forense.

Na FASIG, por exemplo, o enfermeiro pode se valorizar com especializações também muito requisitadas por instituições de saúde:

Como incluir a pós na sua vida

Primeiramente, reserve tempo e recursos para se dedicar aos estudos. Seja presencial ou EaD, a pós é um curso aprofundado e exige bastante pesquisa para que você se forme com um perfil diferenciado no mercado, podendo inclusive, atender aos requisitos de muitos concursos.

Na dúvida, busque fazer contato com outros profissionais para encontrar indicações de cursos, escolas, grades curriculares e metodologias que atendam suas expectativas. 

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos. 

Compartilhe: