fbpx

FASIG

A sensibilidade é o futuro da Enfermagem

Por mais avançadas que sejam as tecnologias da ciência, o fator humano ainda é, de fato, insubstituível. A abordagem sensível do enfermeiro no tratamento dos males do corpo aumenta o conforto, reforça a segurança e fortalece a esperança e a motivação na recuperação do paciente.

São poucas as profissões que combinam razão e emoção em uma equação tão balanceada como a da enfermagem. O ato de cuidar, orientar e tratar o paciente com sensibilidade influencia diretamente no combate e na prevenção de doenças. Os vínculos entre enfermeiros e pacientes até já virou tema de pesquisas e ensaios científicos no mundo todo.

Nas faculdades muito se fala da formação com responsabilidade, ética, amor, entusiasmo, atenção. Mas é importante começar a falar de compreensão e empatia, afinal cuidar do próximo é um ato de pura ampliação da consciência enquanto sociedade, é reconhecer a essência da pessoa em tratamento.

A sensibilidade tem tudo para evoluir dentro da faculdade de Enfermagem, preparando estudantes para lidar com suas emoções, as do paciente e seus entes queridos.

Compartilhe: