fbpx

FASIG

Mais do que uma profissão, uma missão para a vida

Responsável por investigar a natureza das doenças, oferecer qualidade de vida e promover a saúde das pessoas, o médico é muito mais do que um simples profissional

Seguir a carreira médica exige muita dedicação e amor pela vida. Essa é a filosofia de quem tem o simples objetivo de manter ou restaurar a saúde das pessoas. Registros históricos apontam o apóstolo Lucas como figura importante para a medicina. De família pagã, ele se converteu ao cristianismo e passou parte de sua vida curando pessoas e, por esse motivo, em alguns países (como Brasil, Itália, Espanha e Portugal) no dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico.

Com a evolução da medicina, a relação médico-paciente tornou-se fundamental para o andamento adequado de qualquer tratamento. Ser médico é, muitas vezes, ser mais do que um profissional. A Organização Mundial da Saúde (OMS), define que saúde é ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados e, neste contexto, a figura do médico torna-se essencial.

Atualmente, só no Brasil, existem por volta de 52 categorias médicas aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Em menos de cinco décadas, o total de médicos no Brasil aumentou 665,8%. Segundo dados apresentados em janeiro deste ano, o total de profissionais no país era de 452.801, razão de 2,18 médicos por mil habitantes.

Assim como Lucas, eles não são heróis nem deuses: são apenas pessoas empenhadas em quebrar barreiras e superar limites, com o principal objetivo de proporcionar saúde e salvar vidas.

Aos profissionais que dedicam suas vidas a cuidar de outras vidas, o nosso muito obrigado.

 

Compartilhe: