fbpx

FASIG

Múltiplas possibilidades, excelentes novidades

Tanto os avanços em Enfermagem quanto da própria sociedade, expandiram a atuação profissional. Novos postos de trabalho são esperados para os próximos anos, inclusive para funções de gestão. Nós listamos as áreas tradicionais da Enfermagem e incluímos algumas das tendências para abrir as suas perspectivas para o mercado de trabalho.

Áreas Tradicionais

  • Enfermagem Obstétrica

Gostar de bebês e processos do parto é fundamental para prestar ajuda às gestantes. Junto ao médico especialista na área, o enfermeiro deve conhecer bem a condição de gestante para lidar com os problemas típicos e eventuais para proteger mãe e filho.

  • Enfermagem Oncológica

O câncer requer técnicas especiais com ações éticas e psicológicas intensas. O enfermeiro da oncologia atua em clínicas e hospitais, inclusive em cirurgias. Pode fazer pesquisas científicas e estudos para compreender e recomendar práticas de combate à doença.

  • Enfermagem em Nefrologia

Este enfermeiro deverá atender em hospitais e clínicas de hemodiálise ou até na casa de pessoas com problemas nos rins. A conscientização sobre a prevenção de doenças renais também é esperada deste profissional, sobre a identificação dos sinais de mal funcionamento dos órgãos.

  • Enfermagem em terapia intensiva

Este enfermeiro trata do paciente em estado crítico e enfrenta casos de alta complexidade em UTIs e CTIs. É recomendável a humanização e ética para identificar urgência e emergência, além de trabalhar a liderança, o espírito de equipe, a proatividade e a empatia com as pessoas.

  • Chefia de Enfermagem

Coordena as atividades da equipe de Enfermagem, avalia os cuidados aos pacientes, gerencia o atendimento em situações emergenciais. Presta assistência e ajuda a equipe, orientando e supervisionando a utilização de equipamentos, materiais, EPIs, entre outros.

Atividades em crescimento

  • Enfermagem em Saúde da Família

O Programa Saúde da Família (PSF) é do Ministério da Saúde e serve para melhorar a assistência primária a partir de vínculos entre profissionais da saúde e a população das comunidades, combatendo problemas de saúde frequentes e cultivando melhores costumes.

  • Enfermagem do Trabalho

Oferece melhores tratamentos para cada tipo de profissional, desde os serviços de higiene até aspectos da medicina e segurança do trabalho. Deve garantir a saúde do empregado mediante as condições de segurança, primeiros socorros e periculosidade do ambiente de trabalho.

  • Enfermagem em Estomaterapia

Cuida de feridas agudas e crônicas nas regiões anal e urinária. Pode cuidar do paciente e atuar no ensino e pesquisa em hospitais, clínicas e consultórios. Está ocorrendo um crescimento no mercado nacional, dadas as várias possibilidades dessa especialização.

  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Trata do coração e do sangue na assistência à pacientes clínicos e cirúrgicos. O gerenciamento desses serviços, as pesquisas científicas e os tratamentos também entram no processo, com cuidados cardiológicos e intervencionistas para melhorar o atendimento aos pacientes.

  • Novidade – Enfermagem Paliativa

Atende os pacientes com pouco tempo de vida, junto aos seus familiares, garantindo conforto na fase final das doenças. É uma área considerada especial justamente pela pouca disposição de profissionais que saibam lidar com vida e com a morte como parte do ciclo vital.

São muitas possibilidades de atuação para a área da enfermagem.

A FASIG oferece um curso de Enfermagem inovador em São Paulo, que traz a cultura do Hospital IGESP para seu dia-a-dia, combinando a teoria científica atual com a excelência prática. Uma metodologia projetada para acompanhar os avanços do setor.

Momento favorável para novos gestores em saúde

Considerando o cenário de crescimento atual, uma imensa demanda de gestores habilidosos é esperada para coordenar e suprir as equipes de saúde. Pensando nisso, a FASIG oferece a pós-graduação em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde estrategicamente elaborada em virtude das novas áreas de atuação na área da saúde.

Supervisionar a manutenção de equipamentos, a reposição de itens e profissionais, controlar finanças e até atender ao público são algumas das funções de gestores. Portanto a função precisa atender aos aspectos observados na auditoria em saúde, o que torna esta especialização altamente recomendada para quem já é ou quer se tornar líder em negócios deste ramo.

Confira agora mesmo os detalhes sobre a Pós-graduação em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: