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O profissional da saúde e a Qualidade de Vida no Trabalho

Buscar boa qualidade de vida no trabalho é um dos grandes desafios para profissionais da saúde na atualidade

Você consegue reconhecer em quais áreas da sua vida o trabalho é importante? Se não em todos os âmbitos, podemos dizer que a maioria deles está sob influência do seu trabalho.

Trabalhar diz respeito à realização de objetivos pessoais e a pertencimento–é a forma como o homem, além de desenvolver os aspectos materiais, interage e modifica o meio em que vive. Ter qualidade de vida no trabalho é essencial para uma vida saudável e produtiva–para o profissional e para a instituição onde ele trabalha.

Também conhecido como QVT, este assunto se tornou de grande valor nas últimas décadas, com ainda mais destaque na área da saúde, nos dois últimos anos, devido ao crescimento de profissionais afastados e da pandemia de COVID-19.

Mas o que significa qualidade de vida no trabalho?

Antes de mais nada, é importante entender o que é qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Qualidade de Vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. E o mesmo vale para a vida profissional, onde passamos grande parte do nosso tempo.

Desta forma, a qualidade de vida no trabalho abrange não só a saúde física, como também a psicológica do indivíduo no ambiente de seu expediente.

Por isso, um dos principais objetivos das empresas em relação ao QVT, é desenvolver espaços acolhedores, com o intuito de garantir a produtividade, aliada a boas práticas de gestão, que proporcionam bem estar ao colaborador.

Por que o QVT é tão importante na área da saúde?

O QVT mostra-se essencialmente importante na área da saúde, pois os profissionais estão constantemente expostos a situações desafiadoras, com desgastes físicos e psicológicos significativos.

Nesse sentido, proporcionar bem-estar e um ambiente de trabalho agradável, mesmo em momentos intensos, contribui para um atendimento mais atento e humanizado.

Assim como a instituição de saúde pode propiciar uma boa qualidade de vida no trabalho através de ações internas, ela também pode ser alcançada pelos profissionais com atitudes simples. Acompanhe a seguir.

Equilibre vida pessoal e profissional

O equilíbrio dentro e fora do ambiente de trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Alcançar essa harmonia significa dedicar seu tempo e energia à sua carreira, ao mesmo tempo em que consegue manter seus projetos pessoais, suas atividades de lazer e descanso.

Adotar métodos de produtividade, como os checklists, por exemplo, garante o seu foco nas tarefas a serem realizadas e faz com que suas horas de trabalho rendam mais.

Preste atenção na qualidade de suas relações interpessoais

Como seres sociais, somos cercados de pessoas e conexões. Criar bons relacionamentos com um canal de comunicação claro e assertivo no ambiente de trabalho, estimula o potencial individual e resulta em um melhor desempenho profissional.

A prática de reuniões de equipe semanais, por exemplo, possibilita essa comunicação e alinha os objetivos e ações da equipe. Além de permitir um feedback mais rápido e natural para todos.

Pratique atividades físicas e mindfulness regularmente

A prática de exercícios físicos é indispensável para se alcançar mais qualidade de vida. Já o mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se concentrar no momento presente de forma intencional.

As atividades físicas irão colaborar na prevenção de doenças cardíacas e de pressão e auxiliarão na redução dos níveis de ansiedade. Já a prática do mindfulness, influenciará na redução da insônia e um maior desenvolvimento na criatividade.

Com uma vida mais equilibrada e saudável, é possível focar no trabalho, se tornar mais produtivo e melhorar seu desempenho profissional.

Atente-se à sua dieta alimentar e ao seu descanso

Sabemos que manter uma dieta equilibrada, constituída de alimentos mais naturais, evitando processados, muita ingestão de sal e açúcar e consumo ideal de água é fundamental para a saúde e qualidade de vida.

O descanso também não pode ser negligenciado. Busque um sono de qualidade em um ambiente confortável, silencioso e de pouca luz, para recuperação e manutenção do corpo.

Dê atenção à sua saúde mental

À primeira vista, parece óbvio que nossa saúde mental precisa de cuidados. Porém, segundo matéria publicada pelo COREN-SP em 2021, 62,1% dos profissionais da saúde entrevistados afirmaram ter desenvolvido sofrimento mental durante a pandemia, e destes, 52,7% disseram não ter procurado ajuda, o que é um número alarmante.

A ajuda profissional de um terapeuta ou psicólogo é fundamental nestes momentos, e a prática do mindfulness, exercícios físicos e outras atividades que te façam bem, podem auxiliar na busca do equilíbrio mental.

Elabore metas e foque nos seus objetivos

Ter metas claras é imprescindível para traçar os seus passos profissionais e alcançar mais qualidade de vida no trabalho.

Uma das maneiras de alcançar estes objetivos é investir em seu desenvolvimento profissional, pois além de te permitir conhecer mais sobre sua carreira, também irá lhe destacar dentre outros profissionais. Apostar em cursos livres ou especializações, é certamente um caminho para você avançar na carreira.

Podemos concluir que o conceito de qualidade de vida no trabalho está relacionado a diversos fatores físicos e emocionais e envolve o maior ativo de qualquer empresa: as pessoas. Com atitudes simples e fáceis de serem adotadas, é possível encontrar a satisfação profissional e equilíbrio na vida pessoal, alcançando assim os resultados e objetivos traçados.

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