fbpx

FASIG

Consultora de amamentação: 4 motivos pelos quais ela faz toda a diferença

A consultora de amamentação é uma figura determinante ao bem-estar de mães e recém-nascidos

Já é de se imaginar que uma consultora de amamentação com formação na área da saúde é mais qualificada para auxiliar a mãe e o bebê durante o processo de amamentação do que uma pessoa sem expertise na área, por ter mais conhecimento acadêmico e prático devido a sua experiência profissional.

Ela oferece um suporte maior nas dificuldades da amamentação e é capaz de resolver as intercorrências com mais agilidade.

Por isso, separamos as principais informações sobre os benefícios de uma profissional da área da saúde e especialista em amamentação diante de outros profissionais sem essa qualificação.

Continue a leitura e confira!

Compreenda a evolução da consultoria de amamentação

A consultoria em amamentação surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos, e ganhou força nas últimas décadas com a popularização do parto humanizado e a orientação dos principais órgãos de saúde como a OMS, UNICEF e o Ministério da Saúde do Brasil, que recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebê.

O aleitamento materno é fundamental para os bebês, pois supre todas as suas necessidades nutricionais e reduz índices de mortalidade infantil, como também traz inúmeras vantagens para as mães, como a prevenção ao câncer de mama, por exemplo.

A especialista em amamentação não substitui outros profissionais envolvidos na maternidade como médicos, obstetras, pediatras e enfermeiros, mas atua em conjunto com a equipe, e também com o atendimento exclusivo, quando a família já está em casa.

Mas, afinal, por que a formação na área da saúde é tão importante?

Uma especialista em amamentação que já é formada na área da saúde, possui, técnicas, evidências, experiências e habilidades que facilitam o atendimento e ajudam a suprir todas as necessidades desse processo da dupla mãe-bebê, afinal, seu objetivo é garantir o sucesso da amamentação, desde antes do nascimento até depois do parto, auxiliando nas primeiras mamadas, pois essa especialista está apta a identificar e solucionar as possíveis dificuldades.

Por exemplo: uma nutricionista pró-amamentação trará o know-how da sua formação e experiência para auxiliar na nutrição das mães e bebês, com orientações para uma dieta mais equilibrada, sobre quais alimentos evitar, como estimular o ganho de peso do bebê, entre outras.

A profissional especialista em amamentação oferece instruções mais completas, baseadas em dados técnicos e com foco em quatro pilares principais:

  • Mais segurança nas informações e procedimentos;
  • Pleno conhecimento da fisiologia do aleitamento materno;
  • Prática no acolhimento psicológico à mãe;
  • Rapidez na identificação e tratamento de sintomas e doenças da mãe e do bebê.

Saiba mais detalhes sobre cada um deles a seguir.

Motivo 1: a profissional oferece informações e procedimentos seguros

A formação acadêmica na área da saúde traz para a consultora em amamentação uma qualificação profissional muito mais rica, pois ela é capaz de prevenir, promover e proteger a saúde da dupla mãe-bebê, de forma embasada, técnica e ética.

Ela tem acesso à informações e procedimentos que tornam a gestação e o processo de aleitamento mais seguros. Tudo isso para auxiliar no bem-estar e trazer soluções mais ágeis para todas as intercorrências desse período.

Motivo 2: a consultora de amamentação conhece a ergonomia do aleitamento materno

Uma consultora de amamentação formada na área da saúde possui conhecimentos mais profundos que uma profissional sem esta formação acadêmica, como por exemplo a anatomia mamária e fisiologia da amamentação, quais as intercorrências do bebê (postural e torcicolo), deglutição e o que oferecer quando a mãe não pode amamentar.

Além disso, todos os procedimentos possuem embasamento em dados e informações técnicas e reais que trazem ainda mais segurança para as mães.

Motivo 3: a especialista de amamentação oferece o melhor acolhimento à mãe

Durante a gravidez e o início da maternidade, a maioria das mães têm o suporte e apoio da família e amigos que passaram pelo mesmo processo, o que é muito bem-vindo.

Mas uma consultora de amamentação profissional possibilita um acolhimento totalmente qualificado, pois conhece as técnicas que devem ser utilizadas em cada momento do puerpério e consegue amparar e apoiar essa mãe.

Motivo 4: a consultora de amamentação sabe como lidar com intercorrências das mães e dos bebês

Devido a sua formação acadêmica na área da saúde, a consultora se destaca na detecção de intercorrências no aleitamento materno exclusivo, como:

Pega errada: quando o bebê não pega adequadamente a mama nas primeiras horas de amamentação, uma consultora pode analisar e orientar a mãe antes de causar dores e dificuldades posteriores. Uma fisioterapeuta especialista em amamentação, por exemplo, acerta a posição do bebê e da pega e consegue identificar a causa da dor nos mamilos.

Ingurgitamento mamário: amamentar o bebê com frequência, quando ele quiser, evita o ingurgitamento, que é quando os seios ficam cheios e duros. Uma profissional especialista ensina a mãe a massagear os seios e extrair o leite manualmente ou com extrator, para aliviar a pressão.

E qual é a melhor formação para se tornar consultora em amamentação?

Ao longo deste artigo, mostramos como a formação na área da saúde habilita ainda mais uma profissional que quer atuar como consultora.

Mas além da formação e da vontade de ajudar mães e bebês é preciso se especializar na área de aleitamento materno. E para isso, é fundamental buscar instituições especializadas em saúde e profissionais pró-amamentação.

A FASIG e a Dra. Patrícia Terrivel se juntaram para atender esta necessidade do mercado e criaram o curso livre de Capacitação em Amamentação: o único do mercado que é coordenado por uma pediatra humanizada, neonatologista e membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Vale a pena conhecer o curso e sua metodologia.

Gostou do artigo? Então, compartilhe e não deixe de visitar também o nosso blog e conferir mais conteúdos sobre a área da saúde.

Compartilhe: