fbpx

FASIG

Faculdade de Enfermagem: 6 dicas sobre o que fazer depois de se formar

De fato, é muito comum ver recém-formados em um curso de Ensino Superior se depararem com incertezas quanto ao futuro na profissão. Aliás, isso não é diferente com quem se forma em uma faculdade de Enfermagem.

Contudo esse artigo traz ótimas notícias para os novos enfermeiros! Além de o mercado de trabalho estar aquecido, há muitos caminhos para atuação logo depois de se formar.

 Confira a seguir quais são eles!

Como está o mercado de trabalho de Enfermagem no Brasil?

Segundo o Censo de Educação Superior, promovido pelo INEP em 2020, a Enfermagem é a quinta faculdade com mais alunos no Brasil. Até 2019, o curso possuía mais de 326 mil alunos matriculados.

Embora possa parecer um indício de muita concorrência, a verdade é que o mercado de trabalho nunca esteve tão aquecido na Enfermagem.

De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), entre o primeiro trimestre de 2020 e o de 2021 houve um aumento de 17% em vagas para enfermeiros. Inclusive, vale destacar que esse crescimento não está associado somente à cobertura profissional da pandemia de Coronavírus. Afinal, com a ascensão da Telemedicina e o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a Enfermagem só tende a ganhar cada vez mais espaço no Brasil.

Mas o que fazer depois da faculdade de Enfermagem?

Mesmo diante de perspectivas tão positivas, é normal se questionar quanto ao que fazer após terminar a faculdade de Enfermagem. Nesse sentido, preparamos seis dicas para o seu sucesso na área!

É importante salientar que as duas primeiras são mais voltadas a quem deseja ingressar no mercado tradicional de Enfermagem. Em outras palavras, buscando a contratação por clínicas e hospitais particulares.

Por fim, as dicas três a seis visam a entradas “alternativas”, como oportunidades na rede pública ou, até mesmo, por meio do empreendedorismo.

Dica 1: invista no networking

Criar e cultivar uma rede de contatos é algo fundamental em qualquer profissão, inclusive na Enfermagem. Pois, muitas vezes, as vagas são preenchidas antes mesmo da abertura de processos seletivos.

Isso acontece porque a Enfermagem demanda muita rapidez na reposição de profissionais. E mais do que isso: a confiança em alguém que se conheça faz muita diferença!

Mas como construir e promover sua rede de contatos? A resposta é simples: por meio de dois caminhos. O primeiro é a participação em eventos do setor. Já o segundo caminho é pela principal rede social corporativa da internet, o LinkedIn. Por lá, você pode manter conexões profissionais e suas atividades atualizadas.

Caso você goste de ler artigos científicos e escrever, também poderá escrever artigos para sua rede. Isso agregará muito ao seu currículo.

Dica 2: capriche no seu currículo

Essa é uma dica comum, porém sempre muito eficiente, que pode fazer muita diferença nos processos seletivos. Mantenha seu currículo sempre atualizado. Aliás, nosso blog conta com um artigo com dicas para você preparar um currículo de destaque.

E quem não tem experiência profissional? Como desenvolver um currículo? Pois bem, nesses casos, uma alternativa é focar em trabalhos voluntários, projetos acadêmicos, estágios ou ainda incluir o contato de profissionais da área que possam te indicar.

Dica 3: fique atento a concursos públicos

Todos os anos são abertas milhares de vagas em hospitais e instituições de saúde pública pelo país. E tão importante quanto saber disso é saber como e onde elas acontecem.

Desse modo, existem vários caminhos para se manter atualizado sobre o assunto, como:

  • Jornais e sites de emprego.
  • Sites oficiais de hospitais e instituições de saúde.
  • LinkedIn.
  • Grupos de trabalho em redes sociais, como o Facebook.
  • Entre outros.

Além de criar uma rotina para acompanhar as notícias do setor, você pode ativar newsletters e notificações sobre o tema, entre os quais alertas do Google relacionados a “concursos públicos em enfermagem”.

Dica 4: aposte no empreendedorismo

Sim, o empreendedorismo está em alta no Brasil! Segundo o Ministério da Economia, o Brasil fechou 2020 com o número recorde de 20 milhões de negócios ativos. Ou seja, 6% de aumento em relação à marca de 2019.

E na área da saúde? Segue a mesma tendência, oferecendo cada vez mais maneiras aos profissionais para empreender. Quer descobrir quais são os segredos para empreender com sucesso em Enfermagem? Então confira esse artigo especial publicado em nosso blog.

Dica 5: faça trabalhos voluntários

Como abordado na dica 2 deste artigo, fazer trabalhos voluntários é importante para fortalecer o currículo. Em especial, quando não se conta com experiência profissional. E há ainda outros dois grandes benefícios nessa prática.

Além de ajudar àquele grupo contemplado pela ação, você terá a chance de aprimorar seus aprendizados da faculdade, na prática.

Outra vantagem é que, ao se colocar na ativa, você terá a chance de descobrir quais são as suas preferências e vocações na área.

Dica 6: considere uma carreira acadêmica

De fato, a Enfermagem oferece muitas oportunidades de atuação! Além de trabalhar na rede pública ou privada, e empreender, o enfermeiro recém-formado pode seguir uma carreira acadêmica.

Essa é uma opção muito atraente para pessoas que gostam de lecionar e participar de pesquisas científicas. Ideal para quem também deseja uma vida profissional além dos hospitais.

Atitude é o mais importante depois da faculdade de Enfermagem

Agora que você já conferiu seis dicas do que fazer quando terminar a sua faculdade de Enfermagem, damos uma dica extra. É a seguinte: tão importante quanto colocar os seus projetos em prática é ter mais de um plano de carreira em mente. E, para isso, uma qualidade é indispensável: a atitude de querer se diferenciar.

Nesse sentido, especializações, como as da FASIG, oferecem uma grande chance de um aprendizado mais aprofundado. Isso é algo que enriquece o currículo e aumenta as possibilidades de alcançar as melhores vagas do mercado.

Você conhece alguém recém-formado em Enfermagem que está em dúvidas quanto à sua carreira? Envie este artigo a ele(a). E aproveite para conferir mais artigos sobre Enfermagem em nosso blog.

Compartilhe: