fbpx

FASIG

Como preparar um bom currículo?

Para alguns, pode até parecer besteira. Mas elaborar um currículo que chame a atenção do departamento de recursos humanos da empresa dos sonhos é uma tarefa que deve ser levada a sério.

Segundo o site de classificados de empregos Catho, muitos candidatos qualificados perdem ótimas oportunidades apenas por não apresentarem um currículo organizado e objetivo. Ou seja, são eliminados logo na apresentação.

Por isso, para que você não passe pela mesma situação desagradável, preparamos uma lista de informações importantes para ajudar você a preparar um excelente currículo. Confira a seguir.

 

  • Seja objetivo

 

Isso significa evitar informações desnecessárias: vá direto ao ponto. Mesmo que você possua várias qualificações, ao enviar um currículo para uma oportunidade, atente-se em elaborar um currículo que siga os pré-requisitos da vaga. 

Pense o seguinte: quando uma empresa abre suas portas, ela tem um objetivo. Então, quando um candidato não consegue ser claro, o empregador entende que isso como falta de foco. Logo, não adianta produzir um currículo com várias páginas, se nada do que estiver nelas fizer sentido para o contratante. 

Com apenas uma página, é possível elaborar um ótimo currículo. Pense nisso!

 

  • Fique atento ao conteúdo 

 

Manter os dados atualizados em seu currículo é, sem dúvida, uma regra básica. Lembre-se também de indicar em seu currículo se você é uma pessoa com deficiência. Infelizmente nem todas as empresas estão preparadas para essa realidade.

 

  • Considere as suas experiências

 

Estágios e experiências obtidas na faculdade, assim como cursos e trabalhos voluntários, podem ajudar você no início da carreira. É impossível não ter nada para falar, afinal, você com certeza já fez muita coisa legal, não é mesmo? 

Por outro lado, procure fazer uma seleção das suas experiências de destaque para compor o currículo. Assim, você não passará pelo risco de cair na dica número 1 deste conteúdo.

 

 

  • Foto? Apenas se solicitado 

 

Caso isso seja necessário, escolha uma foto profissional e bem registrada. E tome cuidado com as edições na fotografia! Existem muitos locais em que você pode adicionar recursos à foto, como maquiagens, ternos etc. No entanto, evite edições exageradas para ser levado a sério como profissional. 

 

  • Seja honesto 

 

Se você não tem inglês avançado, nem conhecimentos em informática ou qualquer outro requisito importante para a vaga, não minta. Após ser convidado para uma dinâmica em grupo, é provável que você ainda passará por teste específicos. 

Então se você não está realmente qualificado para a vaga, talvez seja melhor procurar por outra oportunidade.

 

  • Não mencione pretensões salariais 

 

Existem pessoas que colocam o quanto elas ganhavam no último emprego ou quanto querem ganhar. Essa não é a melhor postura a ser seguida para elaborar um bom currículo. 

No primeiro caso, a empresa pode descartar você por oferecer um salário menor que o mencionado. E, no segundo, mesmo que o anúncio peça para você informar quanto quer ganhar, prefira deixar para tratar esse assunto mais tarde, nas próximas etapas de seleção.

 

  • Atenção aos erros de português

 

Para inúmeras empresas, deslizes ortográficos também representam um fator determinante durante o processo de análise do candidato. Então, após concluir seu currículo, releia com calma e atenção. 

Se possível, mostre-o para algum amigo ou contrate um revisor. Caso escolha a segunda opção, enxergue o gasto como um investimento e garantia de uma boa recepção por parte dos recrutadores.

 

  • Nada de exageros

 

Alguns candidatos tentam chamar a atenção pela estética do currículo, fugindo um pouco do modelo tradicional. A dica é: faça isso somente se a empresa tiver esse perfil. 

Alguns profissionais de publicidade, propaganda e marketing produzem currículos muito criativos e interessantes, mas isso porque a área permite esse tipo de criatividade. Contudo, no setor da saúde, esse modelo pode não ser bem visto. 

Utilizar currículos virtuais também tem dado muito certo, pois muitas empresas pesquisam informações do candidato nos perfis e redes sociais antes de chamá-lo para a entrevista. Portanto, cuide para que sua imagem nas redes não prejudique seu futuro emprego e sua carreira.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Já começou a preparar o seu currículo? Acha que está no caminho certo? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários. 

 

Compartilhe: