fbpx

FASIG

Como empreender com sucesso na área da Enfermagem

Antes de mais nada, você sabia que muitos profissionais de enfermagem encararam o Empreendedorismo fazendo negócios de sucesso? Empreender na Enfermagem é considerado um caminho bastante inovador e que pode para gerar lucro e crescimento profissional.

Com ideias e os recursos certos, é perfeitamente possível criar ou implementar negócios diferenciados na área da saúde, seja como renda extra ou principal.

A inspiração para empreender nasceu no cenário clássico

Dentro dos hospitais, clínicas e centros de saúde, a Enfermagem muitas vezes assume atividades de gestão estratégica. Como o controle de materiais, de leitos e de equipes, além da higienização e até seleção de recursos humanos.

Ou seja, essa atuação tão ampla aguçou e expandiu a visão de muitos profissionais. Examinando carências e demandas do setor, alguns enfermeiros já optaram por explorar o mercado por conta própria.

Empreendedorismo não é só abrir uma empresa

Ao contrário do que a maioria pensa, empreender não é necessariamente abrir um negócio próprio ou trabalhar com vendas.

Nesse sentido, o enfermeiro pode empreender dentro do próprio ambiente de trabalho. É o intraempreendedorismo, onde ele propõe uma atuação extra em outras áreas ou formas diferentes de fazer uma tarefa rotineira.

Mas se realmente a sua ideia for desenvolver o próprio negócio, também há muitas opções interessantes para promover o seu trabalho!

Portanto, é muito importante obedecer o código de ética profissional e a legislação de saúde, além de analisar o mercado. Empreender na saúde é focar na inovação ou no aprimoramento de produtos ou serviços voltados ao segmento.

Veja alguns exemplos de área da Enfermagem que você pode empreender:

  • Home Care: o profissional vai até a casa do paciente para fazer o atendimento.
  • Cuidados com idosos: especialistas em atendimento geriátrico com foco em reabilitação e acompanhamento de pacientes.
  • Enfermagem pediátrica: para famílias que precisam de cuidados clínicos com crianças.
  • Suporte corporativo: atuar dentro de empresas com a saúde do trabalhador, segurança do trabalho, primeiros socorros, análises ergonômicas etc.
  • Eventos educacionais: projetos educacionais sobre prevenção de doenças, cuidados com o corpo e higiene, maternidade, saúde mental entre outras atividades.
  • Consultoria, treinamento e auditoria: assessorar profissionais e orientar instituições de saúde em decisões estratégicas e organizacionais.
  • Consultórios e clínicas de enfermagem para atendimento mediante às qualificações regulamentadas do enfermeiro como: estética, coach e enfermagem esportiva, por exemplo.

 

Desafios do empreendedorismo na área da enfermagem

Como profissional da saúde, o enfermeiro deve se manter atualizado se quiser investir em um negócio próprio. O mercado é competitivo e exige conhecimento para embasar a oferta de serviços diferenciados.

Assim sendo, desenvolver suas habilidades (hard skills e soft skills),  fortalecerá seu conhecimento e aumentará a sua motivação e segurança no trabalho. É ir além do entendimento pleno dos procedimentos, equipamentos, ambientes e quadros clínicos na tratativa de um paciente.

Mas para ter sucesso é fundamental entender o mundo dos negócios, como administração, logística, marketing, gestão e contabilidade, além da capacidade de negociar e se relacionar com clientes e funcionários.

Dicas para começar com sucesso em um negócio na enfermagem:

  • Pesquise o mercado que você deseja investir e atuar;
  • Crie um plano de negócios com estratégia e objetivo claros;
  • Saiba quem são seus concorrentes e como se destacar deles;
  • Conheça o seu público-alvo e que tipo de serviço o mercado demanda;
  • Avalie se cada nova ideia é financeiramente rentável;
  • Busque orientação de consultores que já estão no mercado;
  • Invista em treinamentos, cursos ou especializações em saúde e gestão;
  • Seja confiante, sem medo de errar, assumir riscos e aprender com eles;
  • Aprenda a receber e aceitar críticas, pois boas ideias surgem daí;
  • Cultive o bom relacionamento com seus clientes;
  • Use bem o tempo, a liberdade, a autonomia e a flexibilidade do profissional autônomo.

 

Com certeza, empreender na Enfermagem proporciona uma grande realização pessoal para quem faz a diferença na vida do paciente. É um caminho desafiador, mas gratificante. Então, acredite no seu potencial para tirar os planos do papel e realizar seus sonhos!

Gostou desse material? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe: