fbpx

FASIG

Qual é o profissional que o mercado de trabalho procura?

Em um mundo globalizado, informação e conhecimento são cada vez mais valiosos para os negócios. Em pleno século XXI, ter um único emprego ou profissão para toda a vida, como acontecia antigamente, já não faz mais sentido. O mercado de trabalho vem mudando cada vez mais e, com isso, surge um novo perfil profissional.

A capacitação deste profissional envolve, além da sua formação técnica e de conhecimentos, habilidades e atitudes mais assertivas, línguas estrangeiras e competências socioemocionais, que precisam se manter em constante aprendizagem e qualificação.

Nesse sentido, qual é o perfil mais procurado pelo mercado de trabalho? É aquele que, além da competência profissional, tenha características diferenciadas. Como essas:

  •       Liderança;
  •       Flexibilidade;
  •       Boa comunicação;
  •       Criatividade;
  •       Autoconfiança;
  •       Responsabilidade;
  •       Resiliência;
  •       Facilidade para trabalho em grupo;
  •       Autoconhecimento (inteligência emocional).

O diferencial deste século é a velocidade. Tudo vem acontecendo de forma muito rápida e inovadora, exigindo um profissional que consiga ser multitarefa em um mercado em frequente mudança.

Oito dicas para se destacar no mercado

Algumas aptidões são essenciais para quem deseja aplicar seus conhecimentos em qualquer situação, tanto profissional quanto pessoal, e garantir uma ótima posição no mercado de trabalho.      

1) Organização: planeje bem o seu dia, dedique o tempo suficiente para cada tarefa a ser executada;    

2) Senso crítico: ter a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, sabendo a hora certa para mudar alguma atitude ou projeto;        

3) Comunicação: saber se expressar de maneira clara e objetiva ajuda a criar oportunidades, trocas de experiências e novas ideias;

4) Interação: saber conviver e interagir com as pessoas a sua volta é fundamental! A interação muitas vezes diz respeito ao interesse e à vontade de sempre enriquecer relacionamentos;    

5) Respeito: respeitar ao próximo e a si mesmo, trabalhando em parceria com a empatia, a humildade e a solidariedade;

6) Flexibilidade: estar disposto a transformar situações ruins em novas oportunidades, tendo tempo para se divertir e saber separar a atenção necessária às diferentes situações do dia a dia;

7) Inovação: pensar diferente e ser capaz de inovar. Estar aberto ao mundo sem perder as oportunidades apresentadas;

8) Inteligência emocional: essa é uma questão cada vez mais valorizada. Ser um profissional que sabe identificar e lidar com suas emoções ajuda no processo de automotivação, e afeta positivamente no relacionamento com os companheiros de trabalho.

É fundamental apresentar as novas competências que o século XXI exige de todos nós. Desta forma, poderemos aplicá-las em diferentes situações e estarmos preparados para lidar com a maioria das circunstâncias e, muitas vezes, saber transformar um problema em uma oportunidade de crescimento. É importante que todos saibam disso procurando construir um projeto de vida e, estando atentos para constantes mudanças, a fim de ampliar o seu leque de competências pessoais, sociais e profissionais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe essas importantes dicas com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

Compartilhe: