fbpx

FASIG

Novembro Azul: um alerta à saúde do homem

O INCA e Ministério da Saúde (MS) anualmente divulgam ações importantes referente aos cuidados à saúde do homem. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao consultório médico.

Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que, apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

E, entre todos os cuidados básicos que um home deve ter estão:

  • verificação da pressão arterial;
  • hemograma completo e testes de urina;
  • teste de glicemia, para a prevenção do diabetes;
  • atualização da carteira de vacinação;
  • verificação do perímetro abdominal e teste de IMC.

Anualmente, devido à grande negligência com esses pequenos cuidados com a saúde, muitas pessoas acabam morrendo em consequência destas doenças. Por esse motivo, para reforçar essa luta de prevenção e cuidado, o Ministério da Saúde, em parceira técnica com o INCA, lançou uma página informativa sobre o tema.

Isso porque nem todo mundo sabe, mas, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, o câncer pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos. Esse efeito é conhecido como metástase.

Mas não podemos esquecer que outros fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Entre eles: idade, histórico de câncer na família, sobrepeso ou obesidade.

Mas como prevenir o câncer de proposta?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais – e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Mas, atenção: essas informações servem apenas como alerta e nada substitui o acompanhamento de um médico! Vale lembrar que a saúde deve estar acima de qualquer coisa. Por isso, faça os exames preventivos regularmente. Cuide-se!

Fonte: INCA

 

Compartilhe: