fbpx

FASIG

Você já ouviu falar em distimia?

Irritação excessiva, negatividade, cara fechada e amargura sem fim. Esses são alguns sinais de que aquele seu ‘’dia ruim’’ ainda não passou e talvez tenha evoluído para uma doença.

Reconhecida pela medicina desde os anos 1980, a distimia é uma forma crônica de depressão, só que com sintomas mais leves. Este é um transtorno mental, que afeta ao menos 180 milhões de pessoas no mundo.

Diferente da depressão grave, em que o paciente fica paralisado, na distimia o individuo tem o impulso para reclamar de tudo. Uma característica comum é a irritação e preocupação excessiva até quando a situação é positiva.

Mau humor ou depressão?

Segundo estudos da Universidade de Campinas (Unicamp), a noite mal dormida que leva ao mau humor matinal pode ter diversas causas e isso, no entanto, pode não significar necessariamente que a pessoa sofre de um problema permanente.

O grande ponto da doença é quando os comportamentos atípicos e as alterações do estado de humor vão além desse mau humor matinal. E o que era passageiro acabam se tornando parte da rotina, prejudicando o cotidiano e a própria vida.

As causas podem ser características da própria personalidade da pessoa e da história de vida, mas também podem estar relacionadas com desregulação de algumas substâncias cerebrais específicas. Por isso, uma consulta médica é sempre muito importante para um diagnóstico preciso.

Agora, se você tem mau humor quando acorda, quando está muito cansado, com fome ou em qualquer outro momento do dia, mas não tem esse problema com recorrência, vão aí algumas dicas que podem ajudar a reduzir esses males e melhorar o astral:

Dicas para melhorar o humor

Busque o autoconhecimento: entender mais sobre você e seu corpo vai te ajudar a compreender melhor a sua rotina. Isso irá favorecer sua qualidade de vida e suas relações afetivas.
Pratique esporte: após a atividade física, há liberação de endorfina pelo cérebro, além de outras substâncias que estimulam o humor positivamente, dando sensação de prazer e de bem-estar.
Durma bem: ter uma boa noite de sono é essencial, pois ajuda a regular a vida fisiológica e mental. Quem dorme mal ou tem uma qualidade de sono ruim tem mais chances de acordar de mau humor porque não teve tempo suficiente para descansar e repor as energias.
Aprenda a dizer não: filtre o que não é essencial para a vida e para o seu dia a dia. Assim, você terá mais alegria e saberá que está se dedicando a prioridades reais e não a questões irrelevantes.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje: ser organizado e conseguir cumprir seus compromissos com antecedência permitirá que suas ações sejam realizadas sem estresse e consequentemente mais bom humor.
Pense positivo: procure sempre relaxar a mente e o corpo, sem se deixar levar pela agitação. Respire e expire calmamente e afaste os pensamentos negativos.
Não tente controlar tudo: aceite que ter controle de tudo é impossível. O mau humor também está ligado a personalidades centralizadoras, pessoas que querem comandar o entorno e se sentem incapazes por não dar conta. Aceite que nem sempre é possível fazer isso e o humor tende a melhorar com o tempo.
Não leve trabalho para casa: a vida precisa ser dividida em três momentos: tempo para o trabalho, para você mesmo e para sua diversão e troca com amigos. Não subtraia nenhum dos três, pois isso também afeta o humor.
Adote uma alimentação saudável: comer bem e optar por alimentos mais leves e saudáveis é um dos itens mais básicos para se viver bem, estar feliz com o próprio corpo e sem problemas de saúde. Alguns alimentos influenciam positivamente no humor, como por exemplo:

  • Nos talos do alface existe a lactucina, substância que garante o efeito calmante no organismo.
  • A banana é rica em carboidratos, que estimulam a serotonina e a vitamina B6, que aumenta a energia.
  • Jabuticaba e laranja combatem o estresse e a fadiga, pois são ricas em vitamina C.
  • Ovos, com suas vitaminas do complexo B, garantem o bom humor e são benéficos para a memória.
  • Espinafre e folhas escuras são ricas em magnésio, substância que aumenta a produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que mantém o sistema nervoso em tranquilidade.
  • O mel, além de servir como adoçante e remédio natural também tem propriedades que ajudam a controlar o sistema nervoso. Isso porque estimula a produção de serotonina hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
  • O coco é rico em ácido fenólico, substância antioxidante que favorece a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol e triglicérides. Suas gorduras também ajudam a manter o cérebro saudável.
  • A uva é rica em glicose, que tem função energética. Ela também é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B que contribuem para o funcionamento do sistema nervoso e flavonoides um antioxidante capaz de combater o colesterol ruim e retardar o envelhecimento da pele.

Busque ajuda: se perceber que não consegue ter domínio sobre o próprio humor, procure ajuda profissional. Seja um terapeuta ou um psiquiatra

Por fim, tente encontrar hobbies que te tragam prazer. Pode ser qualquer coisa, desde ir ao cinema, ouvir música ou levar um livro para ler num parque. Cada um sabe o que faz bem para si mesmo. Cuide-se!

Compartilhe: