fbpx

Entenda o papel do fonoaudiólogo em uma equipe multidisciplinar

Responsável pela promoção e prevenção da saúde – seja na habilitação ou reabilitação do paciente – o fonoaudiólogo tem a função de cuidar da melhoria das funções da linguagem, escrita, voz e audição.

Em uma equipe multidisciplinar, o profissional agrega conhecimentos diferentes com o objetivo de proporcionar um atendimento personalizado a cada individuo. Dentre os diversos tratamentos oferecidos pelo fonoaudiólogo, estão:

  • Tratamento de distúrbios do equilíbrio;
  • Prevenção e tratamento de problemas auditivos;
  • Diagnóstico audiológico e reabilitação com próteses auditivas;
  • Diagnóstico de risco audiológico na medicina do trabalho;
  • Prevenção e tratamento de alterações da comunicação que podem comprometer o aprendizado;
  • Reabilitação de problemas neurofuncionais, como sequelas de acidentes;
  • Melhoria das funções motoras de pessoas idosas.

Não há um modelo fixo para compor uma equipe multidisciplinar, pois cada caso exigirá a atuação de profissionais específicos de acordo cada situação. Um paciente que teve um derrame, por exemplo, e precisa recuperar a fala, pode ser atendido por uma equipe composta por enfermeiros, dentista, terapeuta ocupacional, médicos especialistas e um fonoaudiólogo.

Nesse caso, os profissionais vão atuar juntos para que o paciente volte a falar de um modo menos traumático e no menor tempo possível. A principal vantagem desse modelo é a percepção e o tratamento integral, a partir de diferentes visões dos profissionais envolvidos no caso.

É importante ressaltar que os profissionais envolvidos não trabalham necessariamente ao mesmo tempo. Cada especialista prestará atendimento de forma individual, para depois compartilhar os avanços do paciente com toda a equipe.

Assim, um dos aspectos mais importantes durante o tratamento de pacientes, é a comunicação entre os colaboradores. Cada profissional, além de trabalhar de forma individual, também precisará ter o comprometimento de contribuir com o coletivo.

Gostou dessa matéria? Então, continue em nosso blog para e leia mais curiosidades sobre a área da saúde.

Compartilhe: