fbpx

FASIG

Confira algumas curiosidades sobre a vida do enfermeiro que quase ninguém sabe!

 

Bacharel, técnico ou auxiliar de enfermagem. Independente da nomenclatura dos cargos, todos possuem responsabilidades e desafios a serem cumpridos que a maioria nem sonha.

Além de serem responsáveis por disseminar conhecimentos sobre promoção e cuidado com a saúde, o profissional também possui uma série de regras, procedimentos e obrigações (dentro e fora do hospital) que tornam a profissão ainda mais complexa e apaixonante.

Ética, disciplina e amor ao próximo são algumas das palavras que podem ilustrar a importância do enfermeiro no mundo. A seguir, confira algumas curiosidades e surpreenda-se.

A profissão: o enfermeiro sempre será responsável por procedimentos de alta complexidade, o técnico pelos de média a alta complexidade (seguindo as orientações do profissional graduado) e, por fim, o auxiliar fica responsável pelos procedimentos simples.

Pronto para todos os momentos: um bom enfermeiro deve estar preparado para tudo. Absolutamente tudo! É indispensável que o profissional conheça todos os procedimentos, até mesmo aqueles que ele não tenha licença para exercer. Lembrando que essa é uma regra que só se aplica a casos específicos, como em situações de urgência ou emergência, nas quais o médico necessite de ajuda extra.

Responsabilidades: o enfermeiro é responsável por todos os equipamentos, materiais, equipe de enfermagem e funcionamento do setor. Incluindo escala de folgas, organização etc.

Enfermeiro não é médico: o profissional é terminantemente proibido de administrar medicações sem prescrição ou validação médica, dentro ou fora do hospital. Essa é uma atitude inadmissível e o enfermeiro pode até perder a sua licença.

Segurança: a prioridade do enfermeiro que trabalha com emergência é a própria segurança. Então, nos casos que a situação não é segura nem para o paciente e nem para o enfermeiro, a orientação é sempre esperar pelo reforço (polícia, bombeiro ou equipe de apoio).

Adrenalina: as ambulâncias possuem permissão para andar em alta velocidade e até mesmo na contramão.

Piada interna: os enfermeiros dão muita risada quando escutando a famosa frase: ‘’Enfermeira, tira a minha pressão?’’. Isso porque enfermeiro não tira a pressão, mas sim mede a pressão.

Sem festas de final de ano: pois é… natal, feriado, aniversário ou qualquer outra data comemorativa. Nessa área, as suas únicas companhias serão seus colegas de trabalho e seus pacientes.

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena: como diria Florence Nightingale, mãe da enfermagem, “ser enfermeiro requer uma devoção tão exclusiva e um preparo tão rigoroso quanto se é exigida em uma obra de qualquer pintor ou escultor”. Mas quando você vê que fez a diferença na vida de alguém, tudo vale a pena.

Gostou desse texto? Então compartilhe com outras pessoas que também admiram essa incrível profissão.

Compartilhe: