Se você algum dia já pensou em conquistar o mercado de trabalho fora do país, a boa notícia é que com um pouco de trabalho e determinação, é possível chegar lá. Mas não devemos esquecer que, como tudo na vida, devemos nos planejar.
Durante o processo, seja ele antes ou depois da faculdade, é necessário considerar alguns pontos importantes para que você possa aproveitar a experiência ao máximo. Então, nesta programação é preciso pensar em:
- País em que pretende morar;
- Domínio do idioma local, considerando sua área de atuação;
- Permissão para viver e trabalhar no país;
- Reserva de emergência;
- Network para fins de oportunidade empregatícia.
Com isso em mente, confira as dicas a seguir para a construção de uma carreira internacional. E fique de olho nas formas de aplicá-las na sua vida.
Pesquise empresas
Tecnicamente, esse é o primeiro passo para quem quer trabalhar fora do país. Escolher com carinho e dedicação a organização para qual deseja prestar serviço é uma das tarefas mais importantes durante o processo. Afinal, você precisará se familiarizar com a cultura da empresa e tudo mais que envolverá o seu trabalho.
Certificações
Para conseguir trabalhar fora do país, você precisará validar o seu diploma. O processo envolve o envio de uma série de documentos e avaliações. O seu currículo acadêmico será avaliado por algumas empresas credenciadas aos órgãos responsáveis pela enfermagem no país escolhido.
Após ter o diploma validado, você receberá a permissão para fazer a prova que todo profissional graduado em Enfermagem deve prestar, o NCLEX (National Council Licensure Examination).
Depois disso, você será orientado a fazer o curso de validação clínica, destinado aos estrangeiros que possuem menos de dois anos de experiência prática na área.
Aprenda o idioma nativo
Se você quer mesmo morar e trabalhar em outro país, lembre-se que aprender a se comunicar é algo que você precisa aprender durante a faculdade!
Afinal, ao deixar o Brasil, sua única preocupação precisa ser construir uma carreira, e não aprender a falar outro idioma. Isso também inclui os termos técnicos usados em cada área da saúde.
Familiarize-se à cultura
Sim, será preciso aprender a viver como um nativo. E, graças a internet, é possível conhecer muita coisa do mundo, sem necessariamente ter que sair da sua casa. Então, aproveite esse tempo para descobrir sobre, por exemplo, a gastronomia do país ao qual você deseja se mudar.
Também será importante conhecer os hábitos locais e o clima. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será sua adaptação.
Você tem o sonho de atuar na área de saúde fora do Brasil? Caso sim, em qual país? Por que? Deixe sua resposta aqui nos comentários!