fbpx

FASIG

Mercado de trabalho em saúde: vale a pena atuar nele?

O mercado de trabalho em saúde no Brasil é extremamente promissor

Será que essa área tem muitas vagas de emprego? É uma boa carreira para mim? O que é preciso para mergulhar neste setor? Essas são algumas perguntas comuns de pessoas que desejam ingressar em qualquer profissão – e, claro, não é diferente com quem almeja o mercado de trabalho em saúde.

Aliás, se você está aqui, é muito provável que se encontre nessa situação.

Portanto, para te ajudar a entender mais sobre o mercado de trabalho nesse segmento, preparamos este artigo. Confira!

Mas, afinal, como está esse setor no Brasil?

Segundo pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), de 2021, mais de 4,6 milhões de pessoas trabalham na área da saúde no Brasil e metade desses empregos (2,3 milhões) se concentram na região Sudeste.

Apenas entre agosto e novembro de 2021, o número de profissionais da área cresceu 0,6% no país, ou seja, foram geradas quase 28 mil novas vagas no período.

Diante desse cenário, podemos perceber que o mercado de trabalho na saúde está em constante crescimento, e o melhor: essa expansão não decorre apenas da demanda de profissionais por conta da pandemia de Covid-19. O aumento da expectativa de vida da população no Brasil, bem como o crescimento da área de saúde preventiva, estimulam esse panorama, trazendo uma perspectiva positiva ao setor, nos próximos anos.

Aliás, ainda há muito espaço para crescimento não apenas no Brasil, mas na própria América Latina. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o bloco ainda necessita de mais de 800 mil profissionais, sobretudo enfermeiros e obstetras.

Quais são as áreas mais promissoras na saúde?

Com 212,6 milhões de habitantes, o Brasil possui um mercado aquecido e em expansão, onde algumas especialidades têm se destacado, seja em número de contratações e/ou crescente demanda pela população.

Conheça algumas e veja de forma breve suas atuações:

Enfermagem

enfermeiro atua em conjunto com outras áreas assistenciais e busca proporcionar o bem-estar e melhor qualidade de vida do paciente e auxilia no processo de medicação, higiene, alimentação e outras funções durante o tratamento.

Farmácia

O profissional que trabalha na área da farmácia faz o monitoramento, pesquisas clínicas e testa vários tipos de medicamentos. Aliás, ele deve conhecer as boas práticas clínicas (BPC) e laboratoriais (BPL).

Biomedicina

biomédico compreende as causas das doenças e identifica os seus causadores. Além disso, estuda o efeito que elas têm nas pessoas e quais os fatores ambientais que as influenciam.

Fisioterapia

O fisioterapeuta atua na prevenção e reabilitação do paciente, cuidando da sua capacidade física e funcional. Assim, ele é capacitado para diagnosticar e tratar problemas ou lesões causadas por acidentes, por exemplo.

Gestão Hospitalar

O gestor hospitalar é capaz de gerenciar e atuar em instituições de saúde, privadas ou públicas. Trabalha para melhorar a infraestrutura, supervisionar contratos e convênios. Do mesmo modo, também soluciona problemas estratégicos e gerência recursos humanos.

Após entrar no mercado de trabalho, como buscar o sucesso?

Essa é outra pergunta muito comum entre pessoas que procuram uma profissão e se trata de uma questão muito válida, afinal, além de saber se uma área é promissora, nada mais natural do que entender o que é necessário para ter uma carreira destacada.

Dessa forma, é preciso desenvolver habilidades e características que contribuam não apenas para aprimorar seus conhecimentos, mas auxiliar no relacionamento interpessoal e no enfrentamento dos desafios diários de uma instituição de saúde.

Logo, possuir a capacidade de se adaptar, ter uma boa comunicação e elevada capacidade técnica são extremamente importantes para conquistar o sucesso e, para isso, é preciso investir nos seguintes passos:

Tenha uma mente aberta ao aprendizado

aprendizado deve ser um processo contínuo, e em uma instituição de saúde é possível encontrar várias oportunidades de aprender novos procedimentos e técnicas. Mas é fundamental que o profissional tenha uma mente aberta para trocar experiências com seus colegas de equipe.

Busque fortalecer seu networking

As instituições de saúde geralmente contam com um processo rápido de recrutamento devido ao seu dia a dia dinâmico. Assim, colaboradores que já trabalham com bom reconhecimento na instituição, têm maiores chances na carreira, bem como possibilidade de indicar profissionais de qualidade para as novas vagas.

Por isso o networking é fundamental, afinal, ele expande a sua rede de conexões, fortalece as relações e estimula vivências profissionais.

Vale destacar que o networking não é feito somente no dia a dia com colegas de trabalho. Eventos da área e redes sociais de negócios, como o LinkedIn, também oferecem a possibilidade de estar a disposição do mercado, ser encontrado,  conhecer novas pessoas, vagas e apresentar o seu trabalho.

Aposte em constantes atualizações

área da saúde está sempre ativa e em contínuo desenvolvimento. Por isso, o profissional deve estar sempre atualizado! Por exemplo, fazer especializações auxilia no desenvolvimento, inovação e aperfeiçoamento técnico no setor. Para verificar algumas opções confira os programas oferecidos pela FASIG.

Se a área da saúde é o que deseja, invista nela!

Você sabia que segundo dados da 54ª Pesquisa Salarial, feita pela Catho Educação, quem possui graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem essa qualificação? Por isso, é importante se dedicar em uma formação de qualidade. O mercado de trabalho em saúde é muito instigante e oferece diversas possibilidades.

Dessa forma, conseguirá se destacar no seu ambiente de trabalho, proporcionar um ótimo atendimento aos pacientes e ter uma carreira duradoura na área da saúde.

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho em saúde e ficar por dentro dos conteúdos da FASIG? Acompanhe o nosso blog.

Compartilhe: