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Auditoria externa x auditoria interna: mesmo objetivo, caminhos diferentes

A Auditoria é um dos elementos mais importantes para o equilíbrio de uma empresa. Não apenas reduz consideravelmente a chance de erros ou corrupção, como também ajuda a indicar maneiras para maximizar os recursos. No setor da saúde, isso é extremamente importante, pois auxilia inclusive em um tratamento mais eficiente dos pacientes. 

Mas há algo que talvez muitos não saibam… Existem dois tipos de auditoria: a interna e a externa. E qual seria a diferença entre elas? A princípio, ambos modelos têm a mesma função: a análise do cenário interno, formulando sugestões de melhorias para suprir as carências ou deficiências apresentadas. No entanto, existem algumas diferenças na maneira como auditorias interna e externa são organizadas.

Uma para processos, outra para prestação de contas

O primeiro fator que difere esses tipos de auditoria está no tipo de profissional/equipe responsável. No caso da auditoria interna, ela é realizada por um colaborador da empresa; enquanto isso, a auditoria externa é executada por um ou mais profissionais independentes, ou que trabalham para alguma organização de auditoria. E uma das grandes diferenças entre auditoria se situa justamente aí. Na auditoria interna o objetivo principal é atender às necessidades da administração, visando a melhoria de processos, políticas e normas, enquanto a externa é mais voltada para a “prestação de contas” a terceiros.

Por exemplo, um hospital ou plano de saúde de grande porte contrata uma auditoria externa para exibir a transparência de seu negócio para acionistas, clientes, parceiros etc. Do mesmo modo, é muito indicado ter profissionais para auditoria interna, para estudar os cenários e indicar os melhores caminhos para procedimentos.

É importante lembrar que empresas de capital aberto ou de grande porte (faturamento anual ou patrimônio, respectivamente acima de R$ 300 milhões e R$ 240 milhões) são obrigadas por lei a realizar auditoria externa. Pequenas e médias empresas não possuem essa obrigação, mas é extremamente indicado que tenham, para ajustar nos controles, garantir mais segurança na área contábil e, claro, preparar trilhos para o crescimento!

Independência é fundamental

Nós já sabemos que o trabalho de uma auditoria, seja interna ou externa, é muito importante. Porém, muito mais que isso, é fundamental para empresas garantirem o melhor ambiente para que o trabalho seja executado. Sem pressões, sem interferências. E o profissional de auditoria? Bem, ele se compromete essencialmente com dois aspectos:

  • Independência de pensamento: expressar opiniões sem afetar-se por influências externas, que comprometem seu trabalho, agindo com integridade, imparcialidade e objetividade;
  • Aparência de independência: evitar situações que permitam a um terceiro tomar as informações antes da conclusão de estudos e, dessa maneira, afetar a imparcialidade e o ceticismo da equipe de auditoria.

Como está o mercado de trabalho em auditoria

O mercado de trabalho em auditoria é extremamente promissor no Brasil. Com um grande número de empresas no país e a entrada de capital externo, empresas seguras e transparentes são sinônimos de bom investimento. De acordo com o site Vagas, um profissional de auditoria interna ganha inicialmente R$ 2.984 de salário, chegando até R$ 6.245. A média salarial é de R$ 4.438. Segundo o mesmo site, um auditor externo inicia com R$ 2.239 e pode chegar até R$ 4.445. A média salarial no país é de R$ 3.230.

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