fbpx

FASIG

Dia Mundial da Infância: a importância da Enfermagem Pediátrica na atenção à saúde

Muito mais do que cuidar de uma criança, a Enfermagem Pediátrica é considerada uma arte, onde é preciso se doar, pois requer uma dedicação exclusiva e um preparo rigoroso. A enfermagem pediátrica é especializada em todo o processo de cuidados envolvendo crianças.

O enfermeiro pediátrico é o profissional que está à frente da saúde na atenção básica e é ele que coordena esses programas. Um profissional bem preparado é uma peça-chave aos procedimentos de vida e problemas de saúde infantil. Sua presença e seus conhecimentos são indispensáveis em hospitais, clínicas e em residências onde podem colocar em prática soluções adequadas às necessidades da família.

A enfermagem é uma profissão que vem crescendo muito devido a sua importância. Muitos não sabem, mas o enfermeiro pediátrico pode trabalhar em conjunto com o médico pediatra, ginecologista e obstetra com a função não só de prestar os cuidados necessários à criança, mas, também, apoiar os pais, que podem enfrentar algumas situações delicadas com a chegada do bebê e também durante seu crescimento.

Uma pesquisa realizada pela a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, diz que a procura por enfermeiros vem aumentando gradativamente no Brasil. A OMS recomenda um profissional para cada 500 habitantes. Por isso, o mercado tem exigido profissionais cada vez mais capacitados para atender diferentes demandas – e a enfermagem pediátrica é uma delas.

Não só quando bebês, mas na infância e na juventude, esta profissão é muito valiosa nas recomendações e cuidados para as crianças e adolescentes com condições crônicas e complexas de saúde. E, principalmente, ao notificar casos de violência, por exemplo, contra crianças e adolescentes. É uma responsabilidade muito grande desempenhar este papel e estar atento a todos os sinais.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Infância – instituído pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o qual podemos reforçar a conscientização de pais, responsáveis e governantes sobre a importância de garantir os direitos da criança com uma boa formação social, educacional e de valores. Fazendo pensar sobre as condições pelas quais crianças do mundo todo estão vivendo atualmente. É um período de reflexão sobre o modo como estão sendo formados os “adultos do futuro”.

Só no Brasil, segundo a UNICEF, existem cerca de 3 milhões de meninos e meninas fora das escolas. A infância de 1,7 milhão de crianças e adolescentes brasileiros, de 5 a 15 anos, também foi roubada, e eles se veem obrigados a trabalhar para ajudar no sustento da família. Além disso, cerca de 11,1 mil crianças são assassinadas todos os anos (Datasus, 2014), o que significa que todos os dias, 30 crianças e adolescentes são vítimas de homicídio no país.

A violência contra as crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública mundial, pois demanda conscientização e participação efetiva de toda a sociedade, em especial dos profissionais de saúde, por estarem frequentemente em contato com pacientes vitimizados.

Zelar pela criança é um dever para que ela tenha o direito de crescer saudável, com uma boa educação, liberdade e ambiente familiar. E, também, para que sejam protegidas contra a exploração, violência e discriminação.

Por isso, reforçamos a dizer que ser profissional de Enfermagem Pediátrica é uma arte. O trabalho deles vai além do ambiente hospitalar e se torna fundamental na prevenção e tratamento de diferentes problemas de saúde. Além de revelar o seu grande compromisso social com a preocupação com o ser humano, com as crianças e os adolescentes.

Gostou dessa matéria? Compartilhe com todos aqueles que tem crianças em sua família e celebre essa importante data!

 

Compartilhe: