fbpx

FASIG

Alimentação saudável: 6 benefícios que você terá ao adotar esse estilo de vida

A alimentação saudável é fator-chave para elevar a qualidade de vida

A alimentação saudável tem uma função fundamental para a saúde das pessoas. Além de prevenir doenças, oferece diversos benefícios físicos e emocionais, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Neste artigo, você saberá mais sobre o que significa alimentação saudável e conhecerá alguns de seus principais benefícios. Boa leitura!

Mas, afinal, o que é alimentação saudável?

Uma alimentação saudável e balanceada não é focada apenas na ingestão de proporções adequadas de nutrientes, vitaminas e minerais, mas também em uma rotina que proporcione o consumo de alimentos saborosos e diversos que traga satisfação, priorizando alimentos in natura, ou seja, que são obtidos diretamente de plantas ou animais, sem que tenham sofrido alterações.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a alimentação balanceada está ligada também a como os alimentos são combinados entre si e preparados, envolvendo a reeducação alimentar.

A alimentação saudável tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil

Nos últimos anos, a alimentação saudável se tornou uma prioridade para a maioria das pessoas, sendo cada vez mais divulgada e promovida no país.

De acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de 2018, oito em cada dez entrevistados afirmam que se esforçam para ter uma vida saudável. E 71% deles priorizam alimentos nutritivos e frescos.

Vale destacar também que o Brasil é o sétimo maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo. Segundo levantamento da Euromonitor International, o setor cresceu 33% no país entre 2015 e 2020, movimentando mais de R$100,2 bilhões em 2020.

Para o período entre 2021 e 2025, a expectativa do instituto de pesquisa é de um crescimento superior a 27%.

Conheça seis benefícios de uma alimentação balanceada

Agora que já sabemos a definição de alimentação saudável e vimos seu crescimento no Brasil, é hora de conferir alguns dos benefícios que esse estilo de vida pode proporcionar para a vida das pessoas. Confira!

  1. Gera mais disposição no dia a dia

Além de melhorar o metabolismo, uma alimentação saudável garante mais energia e fornece os nutrientes necessários para o corpo. Aliás, alguns alimentos, como a banana, fortalecem as áreas cerebrais relacionadas ao humor.

  1. Auxilia no combate à obesidade

Livres de sal, açúcar e gordura em excesso, os alimentos saudáveis geralmente oferecem maior saciedade. Ou seja, a pessoa demorará mais para sentir fome e comerá em quantidades menores.

Vale destacar que, além da prevenção da obesidade, uma alimentação equilibrada controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue, prevenindo doenças cardíacas e diabetes.

  1. Ajuda no equilíbrio hormonal

Uma alimentação rica em nutrientes previne alterações hormonais, como a tireoide. Aliás, dormir bem também auxilia no equilíbrio hormonal, e uma alimentação saudável ajuda a melhorar a qualidade do sono.

  1. Promove melhor raciocínio e concentração

Alguns alimentos, como os ricos em ômega 3, entre peixes e oleaginosas, estimulam a memória e melhoram a concentração. Além disso, ajudam na capacidade de resistir ao cansaço mental.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Alimentos naturais  (como frutas, verduras, grãos, entre outros) favorecem a criação de células de defesa no organismo. Com isso, o sistema imunológico da pessoa fica mais resistente a agentes externos que podem causar doenças.

  1. Ajuda a combater o envelhecimento precoce

Uma alimentação balanceada também é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres produzidos pelo organismo. Isso retarda o aparecimento dos sinais de envelhecimento e melhora o aspecto da pele.

Mas como ter uma alimentação saudável?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem. E a resposta não é somente restringir a alimentação com carboidratos ou proteínas, por exemplo. A opção por um alimento e eliminação de outro pode causar danos à saúde e as consequências podem aparecer a longo prazo.

Para isso, é preciso criar novos hábitos alimentares, o que requer tempo e dedicação, lembrando que as pequenas mudanças já valem a pena e aos poucos se tornam hábitos. O importante é definir novas metas e focar sempre na melhora da saúde e qualidade de vida.

Os nutricionistas são fundamentais nesse processo, pois indicam e acompanham a alimentação adequada de acordo com a idade, estilo de vida e histórico de saúde do paciente. Dessa forma, garante os benefícios de uma alimentação realmente saudável.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com amigos e familiares. Aproveite ainda e confira mais conteúdos sobre saúde em nosso blog!

Compartilhe: