Ao ver um paciente internado, é comum as pessoas observarem o ambiente, os dispositivos e equipamentos que o paciente usa para se tratar e para auxiliar no processo de recuperação. Antes de mais nada, você sabia que a alimentação e a terapia nutricional também exercem papel fundamental nesse processo? Há uma equipe nos Hospitais que é especializada para isso: a Nutrição Clínica, vinculada a EMTN.
A EMTN é a sigla para Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, que é constituída por profissionais responsáveis por administrar a alimentação e a terapia nutricional mais adequadas ao paciente. Seus objetivos basicamente são:
- Promover um cuidado metabólico e nutricional integrado aos demais cuidados, ou seja, diminuir o risco de desnutrição hospitalar;
- Avaliar e acompanhar os pacientes que precisam de cuidados nutricionais especializados;
- Avaliar e acompanhar a qualidade e efetividade dos processos relacionados à terapia nutricional.
Contudo, assim como em qualquer segmento da saúde, essas tarefas demandam muito conhecimento e atenção por parte do profissional da saúde. Ou seja, uma pós-graduação em Nutrição Clínica é a chave para o êxito desse profissional.
Conheça agora cinco razões para fazer essa especialização.
Motivo 1: a Nutrição Clínica aborda as Terapias Nutricionais mais eficientes a cada paciente
Primeiramente, paciente é o nome dado a toda pessoa que ingressa em uma instituição de saúde (postos, clínicas, hospitais, etc.) sob a necessidade de cuidados médicos. Apesar dessa simples definição, quem trabalha com saúde sabe que essa condição é muito mais complexa do que se imagina.
Não à toa existe uma máxima de que “nenhum paciente é igual ao outro”. E, para comprovar isso, entre várias características, por exemplo:
- Demanda: basicamente, por que o paciente está lá? Pode ser por um acidente de graves proporções ou meramente a um tratamento estético.
- Faixa etária: há muitas particularidades nas necessidades nutricionais de cada fase da vida. Então, a alimentação adequada nas fases neonatal e pediátrica são, logicamente, muito diferentes a de uma criança, um adolescente, um adulto ou um idoso.
- Saúde: o paciente possui alergia/intolerância a algum alimento? Ou alguma comorbidade?
Nesse sentido, uma especialização em Nutrição Clínica proporciona um aprofundamento ao profissional de saúde sobre Terapias Nutricionais que sejam o mais personalizadas e adequadas a cada paciente, em todas as etapas da vida.
Ou seja, além de apontar a alimentação mais adequada, o profissional estará apto a identificar o método mais indicado para promover a nutrição do paciente: dieta oral, uso de suplemento oral, dieta enteral ou nutrição parenteral.
Motivo 2: possibilidade de trabalho na EMTN
Especializar-se em Nutrição Clínica coloca o profissional de saúde em uma posição de destaque na hora de buscar as melhores oportunidades do mercado de trabalho no setor.
A formação da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) é obrigatória nos hospitais brasileiros, conforme regulamentação da ANVISA. A composição mínima de uma EMTN deve ser de um médico, um nutricionista, um enfermeiro e um farmacêutico. Uma das características mais interessantes dessa área é o dinamismo, existe uma responsabilidade compartilhada entre os integrantes que fazem a gestão de risco, estudo contínuo dos casos, trazendo à tona fatores de sucesso e melhoria, além da capacitação profissional, por meio da educação continuada e treinamentos.
Motivo 3: a EMTN existe para cuidar de pessoas
Se há algo que une todos os profissionais de saúde é o desejo e a vocação para tentar salvar vidas e para sempre cuidar do paciente. Nesse contexto, a Nutrição Clínica e a EMTN possuem papel fundamental, pois a desnutrição é um problema muito recorrente em hospitais.
Um dos estudos que comprovam isso é o Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional (IBRANUTRI), que avaliou cerca de 4.000 pacientes pelo país desde 1998. Segundo o estudo, considerado o mais completo do Brasil sobre o tema:
- aproximadamente 48% da população hospitalizada na rede pública era composta por desnutridos;
- 12,6% apresentavam desnutrição grave;
- 66,3% de pacientes oncológicos possuíam algum nível de desnutrição.
Assim como, outra pesquisa, liderada pela Faculdade de Medicina da USP, em 2017, revelou outros dados muito preocupantes. A partir da revisão de 49 estudos sobre desnutrição hospitalar em 19 países, foi constatado que desnutridos morrem de duas a três vezes mais que outros enfermos, antes ou após passar pelo hospital.
Em linhas gerais, a desnutrição afeta o quadro clínico do paciente em diversas frentes. Entre as quais:
- maior probabilidade de infecções;
- comprometimento no processo de cicatrização, implicando em aumento de complicações pós-cirúrgicas;
- prolongamento do tempo de internação.
Motivo 4: contato com outros profissionais de saúde
A EMTN se destaca ainda pela interdisciplinaridade. Como já vimos no motivo dois, a composição mínima é de um médico, um nutricionista, um enfermeiro e um farmacêutico. Mas muitos hospitais agregam outros profissionais, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, entre outros.
Então, essa é uma oportunidade muito preciosa para aqueles que gostam dessa interação com outros setores da saúde. Bem como, os que apostam em uma troca de conhecimentos para o crescimento profissional no dia a dia.
Motivo 5: a Nutrição Clínica aumenta as oportunidades de trabalho
Com a obrigatoriedade de EMTNs, ter uma pós-graduação em Nutrição Clínica significa estar à frente dos concorrentes na hora de buscar oportunidades de trabalho no setor.
Assim como, os conhecimentos específicos sobre EMTN aprendidos em uma pós-graduação permitem ao aluno integrar a tal equipe e se enquadrar em uma posição de vanguarda em saúde. Em outras palavras, a sua carreira será amplamente transformada com essa especialização.
Então…
Se você possui vocação para salvar vidas, gosta de interdisciplinaridade e quer uma área em franca expansão na saúde? A Nutrição Clínica é a sua área!
A FASIG possui a pós-graduação mais completa para sua formação profissional. Prepare-se para integrar a EMTN. Acesse e conheça agora mesmo!