O curso de enfermagem está sendo cada vez mais procurado na área da saúde e, consequentemente, a disputa pelas vagas nas instituições de ensino e no mercado de trabalho está bem acirrada. Geralmente quem escolhe trabalhar na área está sempre desejando ajudar o próximo e contribuir para o bem-estar de todos.
Você sabe qual o perfil de um enfermeiro?
O enfermeiro é um profissional que atua de maneira multidisciplinar, com o objetivo de auxiliar na promoção e manutenção da saúde, no bem-estar da população e na prevenção de doenças. Ele deve ser uma pessoa calma e é fundamental que tenha sempre muita atenção, pois lida com medicações, prescrições médicas e trabalha em meio a muita correria, principalmente nos hospitais.
Como o enfermeiro trabalha com pacientes, é necessário que tenha habilidades que ajudem na comunicação e no relacionamento interpessoal. Entre as características indispensáveis em um bom profissional, estão: saber trabalhar em equipe, comunicar-se de forma clara, ouvir e entender o que o outro diz e, principalmente, ter um bom controle de suas emoções.
Qualificação e tendência no mercado de trabalho
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde conta com, aproximadamente, 3,5 milhões de trabalhadores. Desse total, 50% é composto por profissionais de enfermagem, como técnicos, auxiliares e enfermeiros.
A principal tendência para a enfermagem do futuro é que os profissionais se tornem cada vez mais qualificados. Por isso, eles estão investindo em pós-graduações que agreguem conhecimento e os tornem mais preparados para um mercado tão competitivo.
De acordo com a Agência Brasil, hoje, apenas 23% dos profissionais da área têm uma graduação. Nas universidades, os estudantes já estão lidando com uma grade curricular cada vez mais multidisciplinar, com matérias como Anatomia, Biomedicina, Bioquímica, Genética e Administração.
Além disso, podemos destacar como tendência e perspectiva atual, a regulamentação dos consultórios e clínicas de Enfermagem, que geram autonomia do profissional no atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar.
Principais áreas de atuação do enfermeiro
Você sabia que além da assistência médica, existem muitas outras áreas nas quais o profissional de enfermagem pode atuar? Veja abaixo os principais segmentos, muitos deles em expansão:
- Assistência Domiciliar – Trata de pacientes em suas próprias residências, pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o tratamento mesmo após receberam alta dos hospitais. Também cuida de pessoas idosas ou com doenças crônicas, em períodos em que estão bem de saúde, mas necessitam de atenção especial.
- Enfermagem de Resgate – Trabalha com as equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros às vítimas de calamidades ou acidentes, geralmente em ambulâncias.
- Enfermagem do Trabalho – Atua dentro das empresas prestando atendimento ambulatorial para funcionários. Também elabora programas de prevenção para evitar enfermidades ou problemas de saúde e orienta os colaboradores sobre primeiros socorros.
- Ensino – Trabalha como professor em cursos técnicos e faculdades. Ministra palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros.
- Pesquisa Clínica – Realiza pesquisas sobre novos medicamentos, estuda sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novas drogas.
Regiões de Atuação
As melhores oportunidades oferecidas na rede hospitalar, clínicas especializadas, serviços de atenção domiciliar, serviços de atendimento pré-hospitalar, cargos de gestão e empreendedorismo estão na capital paulista. Isso porque existe a diversidade de instituições públicas e privadas aptas a absorver esse profissional, que dizem respeito ao progresso tecnológico e ao cenário clínico/epidemiológico do processo saúde/doença, configurado no país.
Nos municípios do interior do estado, estão as oportunidades na Estratégia Saúde da Família. Já a região Norte-Nordeste possui uma demanda considerável para profissionais da área da saúde em geral, em diversos segmentos.
E aí, teve interesse em saber mais sobre esse mercado de trabalho e as possíveis atuações de um enfermeiro? Fale com a gente!