Cada vez mais em alta na área de saúde, profissão oferece bons salários e alta empregabilidade
A Enfermagem é uma profissão em plena ascensão no Brasil. Um dos cursos mais procurados no país, em 2016, obteve o maior número de inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade): quase 36 mil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP). Números dessa grandeza trazem uma questão à tona: por que a profissão ganha tanto espaço no país?
De fato, vários aspectos influenciam para esse crescimento. Entre os quais, a ampla oferta de empregos, bons salários e a possibilidade de atuar na área da saúde. Logicamente não é segredo a ninguém que o cuidado humano desperta o desejo profissional de várias pessoas, que desejam seguir sua vocação e construir sólidas carreiras. E, nesse sentido, a Enfermagem é uma excelente opção.
Além de oferecer uma formação completa em quatro ou cinco anos, essa faculdade apresenta uma mensalidade acessível para a área de saúde: por exemplo, é em média seis vezes menor em comparação ao curso de Medicina, segundo estudo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), divulgado no ano passado. Muito além de valores, fato é que, com o crescente interesse pela profissão, a Enfermagem se torna cada vez mais conhecida, e afasta-se cada vez mais de um antigo – e incorreto – rótulo: o de eventual coadjuvante a da Medicina.
Mercado de Trabalho amplo e boas remunerações
Assim como na enorme maioria das profissões, a enfermagem é uma área concorrida, e que demanda grande preparo para a busca por oportunidades no mercado de trabalho. Contudo possui uma elevada oferta de empregos, pois conta com diversos segmentos, muitos deles em franco crescimento, como o setor de cirurgia plástica – no qual o Brasil é o segundo maior mercado mundial, atrás somente dos Estados Unidos.