fbpx

FASIG

Doenças cardiovasculares causam o dobro das mortes provocadas por acidentes e violência

Criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2007, o Dia do Cardiologista reforça a importância desse profissional para o cuidado da saúde.

De 2004 a 2014, às enfermidades foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, o que representa 29% do total de morte neste período no Brasil. Esses dados podem ser conferidos no Cardiômetro, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Muitas doenças cardiológicas são silenciosas, por isso, a saúde do coração deve ser acompanhada de perto por profissionais. O cardiologista, além de entrevistar e aconselhar o paciente a adquirir hábitos de vida mais saudáveis,  é responsável por diagnosticar doenças ou alterações, prescrever tratamentos, realizar exames clínicos e físicos, e interpretar resultados de exames laboratoriais cardíacos (eletrocardiogramas, ecocardiogramas, entre outros). Dentre as doenças cardiológicas mais comuns estão a arritmia cardíaca, hipotensão, sopro no coração, infarto, estenose mitral e insuficiência cardíaca. 

O Cardiologista também é responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas ao sistema circulatório, como hipertensão, doença arterial coronariana, entre outras.

Atualmente, os desafios dessa área estão relacionados ao aumento do número e complexidade das doenças. É por esse motivo que, a cada ano, surgem novas especialidades dentro da profissão. Por outro lado, a cardiologia é um dos campos médicos que mais evoluíram nos últimos anos, o que se deve principalmente ao investimento em alta tecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento das doenças.

Então… que tal se inspirar nesta data e colocar em dia seus exames? Durante a consulta você vai conseguir sanar todas as dúvidas e começar a seguir o melhor caminho para cuidar do seu coração. Para aproveitar bem uma consulta, faça uma lista com todas as questões que deseja fazer ao médico para não esquecer e aproveitar ao máximo sua consulta. 

Gostou desse post? Então compartilhe com quem você gosta e faça esse bem ao seu – e demais – corações.

Compartilhe: