fbpx

FASIG

A relação netos e avós é uma troca afetiva muito importante para todos

Bons ensinamentos, infinitas histórias, abraços quentinhos e muito amor. Como não amar os membros mais queridos da família? Nem todo mundo sabe, mas no dia 26 de julho é oficialmente comemorado, no Brasil e em Portugal, o dia dos avós. Figura  fundamental na vida de qualquer pessoa, eles representam a referência familiar, e inevitavelmente tornam todas as fases da vida mais coloridas e esperançosas.

 A presença dos avós no desenvolvimento social e intelectual do ser humano ressalta a importância de ensinar às crianças o valor das pessoas mais velhas e, consequentemente, o respeito ao próximo. Sejam eles avós legítimos ou não. Num mundo “descartável”, no qual o velho é facilmente deixado de lado ou ridicularizado, é extremamente válido que possamos ensinar aos pequenos o sentido de valor dos mais idosos, bem como o respeito que deve ser dado à eles.

 Por outro lado, os avós também podem aprendem muito com os netos, principalmente hoje, nas questões digitais. E essa troca de experiências faz que as crianças se sintam úteis e mais valorizadas perante o contexto social em que está inserido. Independente do papel que assumem, o avô e a avó continuam sendo figuras fundamentais na criação das crianças.

Sejam como amigos, conselheiros, educadores, companheiros. O mais importante é que os papéis sejam bem definidos. Os pais precisam aceitar a sabedoria dos avós, assim como esses devem respeitar a autoridade dos pais. Todos vão palpitar, sim, sobre assuntos que envolvem a criança, mas, com uma boa conversa, entrar em um acordo não será tão difícil. A troca de afetos é muito válida, porque prepara os filhos para o contato com outras pessoas no mundo.

Hoje você tem mais um motivo para abraçar os seus avós! 🙂 

Compartilhe: