fbpx

FASIG

Conheça o novo modelo de enfermagem do futuro

Entrevista com a coordenadora do curso de Enfermagem da FASIG revela alguns detalhes da profissão que não para de crescer

Proporcionar conhecimentos assistenciais e de gestão. Essa é a principal diferença entre a faculdade e o curso técnico de enfermagem. Ainda cabe ao curso de graduação oferecer subsídios para que o futuro profissional aprenda a manipular equipamentos e assim mantenha-se atualizado com as inovações existentes no mercado.

Para quem quer entender um pouco mais sobre os caminhos dessa carreira inspiradora, confira abaixo a entrevista com a Prof.ª M.ª Maria Elisa Ravagnani G. Ramos, e descubra quais são os desafios profissionais para quem pretende seguir na área.

 Blog FASIG: Porque a faculdade de Enfermagem é uma boa opção para técnicos e auxiliares de enfermagem?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: A graduação faz com que o indivíduo, independente da área de atuação escolhida, cresça profissionalmente. Além de proporcionar conhecimentos assistenciais e de gestão oferecendo assim estrutura profissional ao estudante.

Blog FASIG: Como são diferenciados os tipos de ocupações dos enfermeiros?

Dr.ª Maria Elisa: Os papéis do enfermeiro podem abranger cuidados individuais ou coletivos. Além de exercerem diferentes funções em diversas áreas de atuação, considerando principalmente o trabalho em hospitais e clinicas. Essas áreas podem ser segmentadas por terapia intensiva, pediatria, centro cirúrgico, oncologia adulta e infantil, nefrologia, hemodiálise, saúde do idoso, saúde do adulto, saúde coletiva, gestão hospitalar, entre outros.

Blog FASIG: Onde são requisitados os mais diferentes tipos de enfermeiros? Hospitais, clínicas, serviços de diálise, UBSs, UPAs, AMEs… Que tipos de cargos um Enfermeiro pode assumir em um complexo de saúde?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: Os cargos vão do assistencial à diretoria. O enfermeiro assistencial é o responsável por dar assistência direta ao paciente. Já o supervisor, pode exercer funções mais administrativas ao realizar a gestão de uma equipe composta por profissionais técnicos ou auxiliares. Tanto o supervisor quanto o gestor, poderá ser responsável por várias unidades ou instituições. Lembrando que cada nomenclatura varia de acordo com a instituição.

Blog FASIG: Enfermeiros de clínicas pequenas podem trabalhar em grandes hospital?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: Sim, mas o profissional deverá passar por avaliações específicas além de entrevistas para avaliar suas competências e comportamentos. Atualmente os indivíduos têm muita dificuldade em escrever e tirar boas notas nas provas, a não ser aqueles que estudaram em boas instituições e consequentemente estão bem preparados, desta forma, mesmo sem experiência são contratados pois em sua maioria serão bons profissionais.

Blog FASIG: Quem desempenha as funções administrativas?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: Normalmente são enfermeiros com conhecimentos em custos, pesquisas, gestão, além de assistência, já que nada poderá ser realizado em gestão sem saber como se cuida de um indivíduo e suas necessidades específicas, pois cada um merece cuidados individualizados.

Blog FASIG: Existe idade mínima ou máxima para alguns cargos?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: Não existe faixa etária para tal, porém a maioria dos profissionais que ocupam cargos maiores, passaram por situações que ofereceram a obtenção de maior conhecimento, por isso normalmente são profissionais com mais idade. Além disso, para ocuparem cargos de gestão normalmente são avaliados pela sua competência, por superiores que indicarão ou farão a análise do profissional para tal cargo.

Blog FASIG: É feita alguma exigência sobre a saúde do enfermeiro?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: O enfermeiro passa pelo processo de avaliação pela medicina do trabalho como todos os outros colaboradores, porém trata-se de um profissional com conhecimento suficiente para saber a importância de ser saudável, realizar exames preventivos e instruir os colaboradores sob sua responsabilidade a fazerem o mesmo.

Blog FASIG: Quais são os direitos, deveres e benefícios especiais do enfermeiro?

Prof.ª M.ª Maria Elisa: Esta resposta é muito extensa e está em acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

 

 

Compartilhe: