fbpx

FASIG

O que faz a Gestão Hospitalar e o que é a Auditoria em Saúde?

Antes de mais nada, a Gestão Hospitalar entrou em evidência em 2020, impulsionada pelas medidas de combate ao novo coronavírus. A área é conhecida por ser responsável em gerenciar hospitais, clínicas, laboratórios, maternidades e outros estabelecimentos de saúde em setores públicos ou privados.

Por conta da pandemia, o mercado já espera se abastecer com profissionais mais preparados para gerenciar diversas situações. Você deseja coordenar atividades de saúde?

Se o seu objetivo é se tornar um profissional deste segmento, então acompanhe o post. Vamos explorar o funcionamento da Gestão Hospitalar e mostrar um diferencial poderoso nesta carreira.

O que é a Gestão Hospitalar e o que faz o profissional desta função?

A área administrativa das instituições de saúde contrata gestores para manter, modificar ou aperfeiçoar processos. São estes profissionais que monitoram as atividades, recursos e procedimentos para garantir a continuidade do trabalho em perfeita ordem.

Por ser uma área administrativa, o gestor hospitalar analisa custos, viabilizando o desenvolvimento de projetos na medida do possível, portanto o cargo exige mais atenção no aproveitamento dos insumos e investimentos, a fim de garantir os suprimentos e as distribuições.

De acordo com um levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em 2017 foram desperdiçados R$100 bilhões no setor da saúde. Esse dado sinaliza a importância urgente de gerenciar adequadamente os recursos materiais, financeiros e humanos.

Então, por essa razão, a carreira também agrada quem tem afinidade com números, raciocínio estratégico e visão lógica. Todavia, a promoção da cultura organizacional e o acompanhamento dos contratos, parcerias, compliance e serviços terceirizados demandam conhecimentos ligados ao direito médico e ao marketing.

O dia a dia da Gestão Hospitalar

 O cotidiano varia conforme a instituição, mas geralmente a Gestão Hospitalar integra as equipes e domina as informações estruturais e tecnológicas. Para visualizar as rotinas e serviços diariamente, existem sistemas que geram relatórios para que o gestor se mantenha informado sobre as demandas.

São supervisionados desde médicos e enfermeiros até os zeladores e recepcionistas para assegurar o cumprimento das políticas internas. Por exemplo, centros hospitalares maiores podem designar gestores diferentes por áreas, equipes multidisciplinares ou departamentos.

O objetivo é garantir que os processos sejam executados corretamente, identificando melhorias que elevem os padrões do hospital. Nesse sentido, o gestor hospitalar precisa dialogar com profissionais de saúde. E para que tal comunicação seja consistente, a coordenação costuma ser graduada no setor.

A Gestão Hospitalar também deve avaliar a satisfação dos pacientes, promovendo mudanças e aprimoramentos. Isso inclui a observação de outros hospitais, visando referências positivas para obter resultados e alcançar uma boa performance.

Entre as principais funções do especialista em gestão hospitalar destacam-se, por exemplo:

  • Atribuição de objetivos por departamento;
  • Supervisão financeira e metas orçamentárias;
  • Gestão de crises internas e implementação de melhorias;
  • Controle de suprimentos, materiais, estoque etc;
  • Representação institucional para outras entidades;
  • Comunicação regular com departamentos e colaboradores;
  • Acompanhamento de contratos e convênios de saúde;
  • Coordenação de recursos humanos, contratos, horários e tarefas;
  • Garantia das instalações conforme as leis e regulamentos obrigatórios;
  • Acompanhamento dos processos de auditoria em saúde.

 

Auditoria em saúde: uma visão necessária na Gestão Hospitalar

Por meio de entidades específicas e credenciadas, a auditoria avalia se as instituições de saúde públicas ou privadas obedecem às leis regulatórias do setor, observando os atendimentos aos pacientes e o respeito aos protocolos assistenciais. Ou seja, os auditores também avaliam a conduta ética profissional, o vínculo contratual, as empresas parceiras e outros detalhes.

Nesse sentido, a auditoria ajuda no gerenciamento e na sustentabilidade do próprio negócio, reduzindo custos sem prejudicar a qualidade dos atendimentos. Portanto, entender de auditoria em saúde é bom para alcançar melhores resultados na Gestão Hospitalar, garantindo o respeito às normas e evitando danos clínicos com segurança.

Pela perspectiva da auditoria, o gestor hospitalar tem mais chances de prevenir e controlar riscos jurídicos e fraudes. Sua gestão será capaz de identificar e corrigir erros continuamente com ações transparentes, medidas preventivas e cronogramas com relatórios imparciais.

Então, sem dúvidas, o conceito da auditoria transmite informações mais seguras, mediante o compartilhamento de dados para a compreensão e o crescimento de todos. Ter este conhecimento é uma forma efetiva de se valorizar no mercado.

Durante a gestão hospitalar destacam-se alguns trabalhos relacionados a auditoria em saúde, bem como:

  • Definição dos objetivos auditáveis a serem observados;
  • Estabelecer cronograma para execução de medidas em equipe;
  • Gerenciar as ações executadas e aperfeiçoá-las;
  • Oferecer informações, boas práticas e treinamentos;
  • Criar relatórios de auditoria;
  • Verificar a aplicação de novas diretrizes.

 

Qual é o caminho para trabalhar com Gestão Hospitalar?

Há diversas formações específicas para alcançar a posição de gestor hospitalar. Contudo, muitas instituições tendem a preferir os graduados em áreas da saúde ou da administração.

Para quem já tem formação superior, a FASIG recomenda a Pós-Graduação em Gestão Hospitalar e Auditoria em Serviços de Saúde, que além de conter os princípios essenciais e modernos, traz na grade curricular o diferencial tático da auditoria.

Uma pós-graduação como essa pode ajudar na promoção de colaboradores ao cargo de liderança, como também diferenciar currículos no processo de recrutamento.

Você gostaria de trabalhar com gestão hospitalar? Conhece alguém que poderia se interessar? Então, compartilhe esse post com seus amigos!

Não esqueça de acompanhar as nossas redes sociais para ver mais novidades da área da saúde!

Compartilhe: