A Profa. Dra. Ana Maria Costa Carneiro, renomada especialista na área da enfermagem, teve seu artigo “Cigarro eletrônico: um problema de saúde pública” publicado em dois importantes veículos de comunicação: o Folha PE e o Capital News. A autora e professora da FASIG falou sobre os impactos do uso de substâncias e a saúde coletiva, retratou os riscos emergentes do uso de cigarros eletrônicos, alertando para os danos à saúde que ainda são pouco discutidos, mas já apresentam repercussões preocupantes.
O artigo discute, entre outros pontos, o aumento do consumo do cigarro eletrônico, especialmente entre os jovens, e os desafios que as autoridades enfrentam para regulamentar e controlar seu uso. Dra. Ana Maria traz uma análise crítica sobre a falta de estudos conclusivos, mas reforça a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para combater esse problema de saúde pública que já afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.
Confira abaixo uma prévia do artigo publicado:
“O cigarro eletrônico, embora apresente inicialmente a promessa de ser uma alternativa mais segura ao cigarro convencional, tem se mostrado um novo desafio para a saúde pública. Ao contrário do que muitos acreditam, o uso de dispositivos de vaporização não é inofensivo. Estudos indicam que os produtos químicos presentes no vapor podem provocar danos pulmonares, além de estarem associados ao desenvolvimento de dependência pela nicotina. O crescente uso entre adolescentes e jovens adultos, que não têm total consciência dos riscos, é particularmente preocupante, visto que o cérebro em desenvolvimento pode sofrer alterações permanentes.”
A publicação do artigo nos dois veículos amplia ainda mais o debate sobre a necessidade de uma conscientização pública eficaz sobre os malefícios do cigarro eletrônico e faz um alerta sobre os riscos de novas substâncias e dispositivos que ganham popularidade, mas que não são devidamente regulamentados.
Acesse os artigos completos nos seguintes links: