fbpx
29 maio

A revolução 4.0 chega à área da saúde. Você está preparado?

Desenvolvida pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, a Revolução Industrial já atingiu uma quarta fase e está transformando muitas áreas do mercado de trabalho, inclusive a da saúde.

Logo, essa revolução – voltada para a tecnologia da informação – está tomando grandes proporções e uma velocidade absurda para a nossa realidade. Por esse motivo, é importante ressaltar, que aqueles que não estiverem preparados, infelizmente, não farão parte dessa revolução.

A necessidade de novas habilidades como: criatividade, gestão de crise e facilidade para trabalhar com a tecnologia, cada vez mais se tornará imprescindível para os futuros (e atuais) profissionais da saúde. 

O diferencial será de quem tiver facilidade para interpretar e identificar os grandes insights a partir de fatos e dados, como fazia a equipe da série Dr. House, por exemplo. 

Devida essa nova realidade, estão surgindo novos cargos e funções na área da saúde para que assim seja possível cumprir a demanda do mercado. Mas, também é importante ressaltar que a inteligência emocional é uma das habilidades que não pode ser negligenciada ou sobreposta a qualquer facilidade que se venha a ter com a tecnologia. É preciso sempre lembrar que na outra ponta existem seres humanos que necessitam não somente de assistência médica, mas também afeto perante a uma situação difícil. 

O papel do profissional 4.0 

Se preparar para a Revolução 4.0 na área da saúde é ter em mente que algumas das atividades operacionais e repetitivas do passado serão gradualmente substituídas por automações e será necessário que os profissionais desenvolvam ou se dediquem a capacidades cognitivas mais complexas e criativas. 

Além de sobrar mais tempo para que médicos e enfermeiros se dediquem de fato aos pacientes e familiares, pois é muito importante investir em valores afetivos durante o tratamento.

Por isso, a inovação e a transformação digital vêm para favorecer esses comportamentos que podem levar à empatia, característica essencial aos profissionais de qualquer geração.

A tendência de agora em diante é que a cada dia mais apareça diferentes formas de trabalho, sempre com um toque de inovação em prol da melhora do paciente. E é por isso que os profissionais da saúde precisam estar cada vez mais atualizados e conectados com as novas tecnologias e descobertas de sua área. 

Outra habilidade pertinente e fundamental para o sucesso da profissão na era 4.0, será a disposição para o trabalho em equipe ou em grupos multidisciplinares. Durante o trabalho em equipe será preciso estudar, analisar e obter informações para que a partir de um grande conjunto de dados seja definida a melhor e mais inteligente solução para a uma tomada de decisão assertiva. 

Com tudo, acredita-se que a Revolução 4.0 chegou e é uma ótima oportunidade de melhorar tanto o sistema de trabalho dos profissionais, como também uma maneira de reduzir o tempo dos pacientes dentro de um hospital, por exemplo. Estar preparado para essa mudança não é somente a possibilidade de crescer na carreira, mas sim a oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém.

E então, você está preparado para essa mudança? Conte pra gente nos comentários.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?