fbpx
15 maio

7 dicas para você ser produtivo na modalidade de estudos à distância

Se escolhesse uma palavra para definir o início de 2020, qual seria?

Poderíamos usar várias, afinal, o começo desse ano está sendo bem atípico, mas uma palavra que vem à mente da maioria das pessoas é adaptação.

O mundo está se adequando as novas condições impostas para evitar a disseminação do vírus COVID-19, entre elas, a quarentena. A partir disso, serviços à distância ganharam força e se tornaram realidade para todos nós, até mesmo para quem antes não estava acostumado a essas modalidades.

Entre vários setores, algumas Instituições de Ensino que antes não aderiam a educação à distância, tiveram que se adaptar para que os alunos não fossem prejudicados. Da mesma maneira, os estudantes também precisaram se adequar e buscar novas maneiras para organizar os estudos em casa.

Confira as 7 dicas que preparamos para que você continue sendo um aluno estudioso e produtivo mesmo na modalidade à distância.

1. Crie um cronograma de estudos
Criar um cronograma de estudos é muito importante para organizar melhor o seu tempo e obter resultados satisfatórios. Ele pode ser criado em um caderno, agenda, planilha de Excel ou no próprio calendário mensal, do jeito que achar melhor.
Distribua as disciplinas nos dias e horários disponíveis para os estudos, considerando as seguintes questões:
Qual disciplina deve ser priorizada por possuir mais dificuldade de assimilação?

  • Quais as atividades precisam entregar durante a semana ou mês?
  • Em qual horário você é mais produtivo?
  • Qual horário é mais silencioso?

 

2. Crie um ambiente adequado
Quando estamos em casa, a tendência é ficar o mais confortável possível, afinal, é o lugar em que nos sentimos mais à vontade. O problema é quando esse conforto começa a prejudicar o desempenho das nossas atividades.
Uma cama quentinha ou um sofá pode ser bem atrativo inicialmente, mas passará a mensagem errada para o seu cérebro, que entenderá que é a hora do descanso e, provavelmente, fará você perder a disposição. Além disso, estudar sem a estrutura ideal, pode causar dores pelo corpo.
Dê preferência para estudar sentado em uma cadeira, com materiais apoiados em uma mesa e um local bem iluminado.

3. Disciplina
Uma falha comum de quem estuda à distância é agir como se tivesse tempo “disponível”, se ocupando com outras atividades nos horários que deveriam ser usados para obrigações acadêmicas, com uma falsa sensação de que será possível compensar depois.
De nada adiantará estruturar seu cronograma e criar um ambiente propício se não houver disciplina, por isso, assuma o compromisso e mantenha a rotina de estudos.

4. Busque outras fontes de conhecimento
Utilizar os conteúdos enviados pelos professores é essencial para um bom desempenho durante o curso, mas você pode buscar também outras fontes de conhecimento, como livros e materiais confiáveis disponíveis na internet.
Além disso, aproveite as vantagens da internet e consuma conteúdos em diferentes formatos.
O que acha de assistir a vídeos no YouTube ou escutar Podcasts para esclarecer melhor alguns assuntos?

5. Utilize a técnica de mapas mentais
O Mapa Mental é uma técnica utilizada para organizar informações, através ramificações e interligações de palavras ou frases chaves que despertam no leitor associações.
O objetivo dos mapas mentais é despertar memórias que são associadas às palavras ou frases que estão interligadas entre elas. Entre as principais vantagens de usar mapas mentais estão:

  • Melhorar compreensão e memorização das informações;
  • Facilitar o trabalho com conteúdos densos;
  • Possibilitar a Identificação de prioridades.

 

6. Cuidado com as distrações
Quantas vezes você se pegou distraído com alguma coisa, enquanto deveria estudar? Várias vezes, certo? Fique atento as principais distrações que você precisa evitar para que mantenha uma rotina de estudos eficaz.

  • Familiares e/ou pessoas que moram com você.
  • Computador
  • Celular

 

7. Faça pausas
Por fim, lembre-se de levantar-se para tomar água, comer alguma coisa, ir ao banheiro ou até mesmo não fazer nada por alguns minutos. Fazer pequenas pausas durante os estudos são recomendáveis para manter uma rotina de estudos saudável.

O que achou das dicas? Foram úteis para você?

Compartilhe com seus colegas e bons estudos!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?