fbpx
23 jun

Prevenção contra a Covid-19: tudo começa pela higiene pessoal

Já são quase três meses de quarentena em São Paulo, mas não podemos esquecer que um dia teremos que sair de casa e, aos poucos voltar, ao convívio social. Mas e aí? Como devemos proceder diante desse problema?

Especialistas garantem que a melhor prevenção é não relaxar com os cuidados básicos e essenciais de higiene pessoal. Incluindo a lavagem das mãos e de objetos pessoais como óculos, celular, lentes de contato e a manutenção de barba, cabelo e unhas.

Cuidados com a alimentação e hidratação, também são indispensáveis. Manter o corpo hidratado aumenta a imunidade. E a ingestão de fibras, proteínas e vitaminas ajuda na cicatrização de inflamações, impedindo o desenvolvimento da Covid-19.

O momento é de alerta, e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão.  Outro ponto importante é em relação às máscaras, que são utilizadas para prevenir a transmissão por gotículas. O uso das máscaras deve seguir em ambientes fechados, como no transporte público, por exemplo. O contato físico, por meio do cumprimento, também deve ser evitado, mesmo com a utilização das máscaras.

Outras recomendações no combate contra a Covid-19

Apesar de algumas regras de etiqueta parecerem óbvias, não custa nada relembrar, não é mesmo? Afinal, esses pequenos cuidados poderão fazer a diferença na sua vida e também na vida de outras pessoas.

Portanto, se estiver com algum sintoma de coriza, febre ou tosse, mesmo após o período de isolamento social, o melhor a se fazer é ficar em casa. Mas, se não tiver como evitar, tenha respeito pelos demais:

  • Ao tossir ou espirrar, sempre cubra o nariz ou a boca utilizando o antebraço ou um papel;
  • Após a ação, jogue o papel fora imediatamente e não se esqueça de utilizar álcool em gel até poder lavar as mãos corretamente com água e sabão;
  • A máscara deve sempre cobrir boca e nariz e jamais deve ser utilizada na testa, queixo ou pescoço;
  • Limite o tempo de utilização da máscara de 4h a 6h, ou até perceber que ela está molhada e troque-a.
  • Antes de colocar ou retirar a sua máscara, certifique-se que as suas mãos estejam higienizadas corretamente, a fim de evitar contaminações.

Prevenir a propagação do vírus é responsabilidade de todos. E, até que tudo volte ao normal, precisamos ficar atentos a todas as regras de higiene recomendadas pelos órgãos competentes.

Com a cooperação e a ajuda de todos, tudo voltará à normalidade. Mas, enquanto isso não acontece, não podemos negligenciar esses pequenos hábitos. 

Vamos juntos contra o novo Coronavírus? Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares. 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?