O artigo “MPOX: o mundo está preparado para outra pandemia?”, da Profa. Ma. Renata Lima Alcino, foi recentemente publicado no Estadão, um dos jornais mais tradicionais do Brasil. No texto, a professora da FASIG discute as lições da pandemia de Covid-19 e a necessidade de preparação global para enfrentar futuras crises de saúde pública, como a ameaça do vírus MPOX.
Renata Lima Alcino é especialista em Saúde Pública e Coletiva, e atua como enfermeira na Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo. No artigo, ela aborda a recente elevação do risco do vírus MPOX pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e enfatiza a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde para lidar com possíveis surtos futuros. A professora também destaca as lacunas reveladas pela pandemia de Covid-19, incluindo a urgência de aprimorar a resposta sanitária, a colaboração internacional e os protocolos de vigilância epidemiológica
O artigo também aponta que a preparação para pandemias vai além de vacinas e tratamentos, envolvendo a capacitação contínua de profissionais de saúde, o fortalecimento das infraestruturas de saúde pública e a promoção de uma abordagem integrada de “Saúde Única”, que reconhece a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental.
Com a publicação no Estadão, a Profa. Renata reforça a relevância do debate sobre como o mundo pode estar mais bem preparado para enfrentar os desafios globais de saúde e agir de forma proativa na prevenção e controle de surtos.
O artigo completo está disponível exclusivamente para assinantes do jornal.
Link: https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/mpox-o-mundo-esta-preparado-para-outra-pandemia/