fbpx

Fevereiro Laranja: enfermeiros na conscientização da Leucemia

Fevereiro Laranja é uma campanha dedicada à conscientização da Leucemia.

Enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde têm um papel fundamental nessa luta, já que podem instruir sobre os sintomas, além de estimular a doação de medula.

Continue a leitura e entenda como os enfermeiros podem ajudar na conscientização. Entender mais sobre a doença, seus sintomas e a importância da doação de medula é o primeiro passo. Confira!

O que é Fevereiro Laranja?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia é o 9º câncer mais recorrente em pessoas do sexo masculino. Nas mulheres, a leucemia ocupa a 11ª posição.

Ainda segundo o órgão, de 2020 a 2022 a previsão é de diagnosticar mais de 10 mil novos casos de leucemia. Dentre eles, 4.890 em mulheres e 5.920 em homens.

Assim, as ações de Fevereiro Laranja são importantes tanto para alertar sobre os sintomas da doença, como para estimular a doação de medula óssea, responsável por boa parte do tratamento dos doentes.

E qual o papel dos enfermeiros na conscientização da Leucemia?

O papel dos enfermeiros e demais profissionais da saúde é de suma importância para o sucesso da campanha. Isso porque trazem credibilidade para a divulgação das informações, além de promover esperança para aqueles que enfrentam a leucemia. Entenda, a seguir, como é possível fazer a sua parte.

1. Explicar o que é a leucemia

A leucemia é uma doença, de origem ainda desconhecida, que começa na medula óssea.

É um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado dos glóbulos brancos no sangue. Essas células são responsáveis pela defesa do organismo, mas quando em crescimento irregular, trazem queda na imunidade, infecções e uma série de outros sintomas.

2. Estimular a prevenção e tratamento precoce

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura. Os exames de rotina são capazes de detectar a leucemia e, portanto, devem ser incentivados.

Esses exames devem ser feitos regularmente, e se detectado sinais da doença, o mielograma deve ser realizado. Nesse exame, é coletada uma pequena amostra da medula para ter o diagnóstico mais preciso.

Alguns dos sintomas da leucemia são:

  • Sangramentos na gengiva e no nariz.
  • Cansaço e fadiga constante.
  • Presença de manchas roxas ou avermelhadas na pele.
  • Inchaço no pescoço.
  • Perda de peso.
  • Incômodos e inchaço na região abdominal.

É preciso alertar sobre os sintomas da doença, que muitas vezes são confundidos com outros quadros. Diante destes sintomas, é importante recomendar os exames. Se a leucemia for confirmada, o tratamento é iniciado imediatamente.

3. Salientar a doação de medula óssea e a importância dela

O tratamento da leucemia tem a intenção de anular as células doentes e, assim, estimular o nascimento de células saudáveis. Para isso, a quimioterapia é administrada para controlar a doença.

Em boa parte dos casos, a próxima etapa é o transplante de medula óssea, especialmente em pacientes mais jovens.

A doação de medula é feita de forma bem simples e pode salvar muitas vidas. Não é preciso passar por nenhuma cirurgia de alto risco, pois é realizado de duas formas: por doação de sangue ou pulsão, a partir de uma agulha na região da bacia. Compartilhar estes dados estimula que mais doadores se interessem.

A doação é importante porque, a cada 100 mil pacientes, apenas um doador é compatível. E mesmo entre familiares, há grandes chances de incompatibilidade. Então, quanto mais doadores, mais chances de salvar vidas.

Enfermeiros e profissionais da saúde também podem ser doadores e estimular a doação! Você já pensou nisso?

Neste conteúdo trouxemos as principais informações sobre a importância da atuação dos enfermeiros e profissionais da saúde na conscientização da leucemia no Fevereiro Laranja. Outras campanhas importantes, como o Fevereiro Roxo, também podem contar com o seu apoio. Leia em nosso blog um artigo sobre este tema.

Compartilhe: