Você sabe o que é CPA?
É a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ela é a responsável por desenvolver e implementar o processo de autoavaliação e as propostas de melhorias para o planejamento das políticas de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior (IES), seguindo as orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Toda instituição de ensino deve fazer esta avaliação dos seus serviços e repassar as informações e análises realizadas para os órgãos de regulação do Ensino Superior.
Quem são os membros e para que serve a CPA?
A CPA é composta por membros da comunidade acadêmica: docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil organizada.
Com a participação de cada representante, é possível levantar os pontos positivos e negativos da FASIG para seguir oferecendo, cada vez mais, estrutura e ensino de qualidade.
Esta avaliação institucional é um instrumento vital para a qualidade da IES como um todo. E para ter êxito é necessário a participação do público FASIG – principalmente do público interno – alunos, professores, coordenadores de curso e colaboradores administrativos.
Na FASIG, a CPA é vinculada à Reitoria, tendo autonomia em relação aos conselhos, para executar suas atividades, visando à melhoria do ensino, da pesquisa, dos assuntos comunitários e da gestão institucional.
Caso tenha interesse em conhecer os Membros da CPA, clique aqui.
Quais os objetivos da CPA?
Rever, alterar e incrementar processos ou atividades da instituição, a partir da análise dos resultados obtidos por meio da aplicação de questionários desenvolvidos pela CPA.
Ou seja, a avaliação visa fornecer indicadores qualitativos e quantitativos para toda a comunidade acadêmica-administrativa, de modo que todos conheçam e questionem a realidade pela perspectiva dos seus alunos e da comunidade.
A CPA tem ferramentas capazes de nortear o planejamento educacional na busca da melhoria contínua. Com eles, podemos identificar problemas ou necessidades de adequação e os dados obtidos são analisados e encaminhados aos órgãos reguladores, sob a forma de relatórios e pareceres técnicos.
Quais são os assuntos avaliados?
São analisados pontos como:
- missão institucional;
- políticas de pessoal e plano de desenvolvimento individual;
- políticas de ensino, pesquisa, cursos e avaliação;
- responsabilidade social;
- infraestrutura física;
- organização de gestão e sustentabilidade financeira;
- comunicação com a sociedade e
- atendimento aos estudantes.
Basicamente, a CPA busca melhorias na qualidade acadêmica, científica, cultural, estrutural e de gestão da FASIG, fornecendo importantes subsídios que auxiliam na tomada de medidas e metas estratégicas.
Como são feitas as avaliações?
A avaliação dos processos da FASIG acontece por meio de um formulário online disponibilizado anualmente no portal do aluno, dos professores e na intranet da instituição.
E o período de avaliação é informado nos canais de comunicação da FASIG – site, newsletter e redes sociais – para que todos os públicos participem.
As informações obtidas formam o Relatório da Avaliação anual, capaz de identificar boas práticas e fragilidades a serem superadas continuamente.
Para conhecer o regulamento completo da CPA, clique aqui.
Ter uma CPA é necessário para crescer e melhorar
A essência da CPA é disseminar a cultura avaliativa, com perspectivas de capacitação constante, incorporando valores ao modelo organizacional como prática de gestão institucional.
A CPA é uma garantia para a comunidade acadêmica identificar problemas e deficiências, apontar suas possíveis causas e orientar as ações corretivas.
Sem dúvidas, a CPA é a inclusão de toda a comunidade acadêmica na cultura da autoavaliação. Por isso, a participação de todos é indispensável!
Neste ano, a CPA irá acontecer no segundo semestre. Informe-se e não fique de fora desta edição. Acompanhe as redes sociais e newsletters da FASIG para saber o início do período de avaliação.