fbpx
27 ago

Dia do Psicólogo: aquele que faz a nossa vida ficar mais leve

Compreenda porque esse profissional merece uma homenagem tão especial nesta data.

Hoje é o dia de homenagearmos a todos aqueles que cuidam da nossa saúde emocional e que desempenham um trabalho com tanto carinho e amor: os psicólogos! Profissionais queridos, responsáveis por auxiliar, orientar, compreender e cuidar de nossos pensamentos. 

Ser psicólogo é uma dádiva. É ter uma imensa responsabilidade, desenvolver o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões dos pacientes e, até mesmo, o silêncio. Eles extraem o melhor que as pessoas têm para cuidar, fortalecer, compreender e aliviar. 

A Psicologia é uma disciplina acadêmica antiga, afinal o comportamento humano sempre foi objeto de estudos e discussões. Sua popularização se tornou mais evidente no século XVI, porém a regulamentação dessa profissão em vários países veio muito tempo mais tarde. Em nosso país, por exemplo, ocorreu somente em agosto de 1962.

Nos últimos anos, a preferência pela graduação em Psicologia apresenta um crescimento significativo se comparado a cursos mais tradicionais, como Medicina, Administração e Direito. 

Estudos acadêmicos explicam que esse crescimento pela procura do curso pode estar associado ao fato de que a profissão está em alta, uma vez que a sociedade coloca as pessoas à margem de um cenário de ansiedade, não apenas pelo cotidiano e mercado de trabalho cada vez mais concorridos e exigentes, como pelo fluxo acelerado de informações e, porque não, as próprias mídias sociais, onde pode surgir uma sensação de competição pela foto (e aparente vida) perfeita. 

Como resultado desses cenários, há ainda um eventual enfraquecimento nos laços afetivos e a despersonalização das relações, tornando as referências emocionais muito provisórias.

Desta forma, a Psicologia tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, até mesmo, das empresas. A maioria dos psicólogos trabalham com pacientes que buscam as melhores estratégias para organizar os seus pensamentos e superar doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, que podem resultar em dificuldades nos relacionamentos interpessoais e demais atividades do dia a dia. Mas esses profissionais também ajudam quem sofre de graves distúrbios mentais, assim como pessoas com lesões cerebrais.

Os psicólogos são treinados para aplicar a psicoterapia às mais diversas faixas etárias, desde crianças a idosos, em atendimentos que podem ser individuais ou em grupos (inclusive familiares). O tratamento possui várias linhas de abordagem, as quais o psicólogo escolhe qual vai se dedicar e também a que melhor se adapta ao caso do paciente. 

A função dos psicólogos é de extrema importância e de grande responsabilidade, pois escutam problemas e sentimentos que muitas vezes não conseguem ser desvendados por aqueles que sofrem. Mas, ao mesmo tempo, eles têm uma metodologia de decifrar os pensamentos, as emoções e as angústias de outras pessoas, sem fazer julgamentos, com a proposta de ajudar o paciente a encontrar soluções aos seus dilemas e conflitos.

Por isso, não só hoje, mas todos os dias devemos respeitar a dedicação e o compromisso demonstrados pelos profissionais desta área, pelo complexo trabalho que desempenham, tornar a nossa vida mais feliz, e por conhecerem como ninguém o nosso mundo pessoal e existencial.

Parabéns, psicólogos! Obrigado pela dedicação!

Se você reconhece a importância dessa classe tão importante, compartilhe esse texto. Vamos celebrar essa profissão!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?