fbpx

FASIG

Cursos livres de extensão em saúde: por que você deve fazê-los?

A construção de uma carreira na área da saúde exige muito estudo. A qualificação profissional no setor demanda a busca constante por novos conhecimentos. E muitos deles podem ser encontrados em cursos de extensão em saúde.

Esses cursos são breves e oferecem uma ampla possibilidade de especializações. Afinal, abordam diversas questões da atuação em saúde, que muitas vezes estudantes e profissionais formados não conhecem a fundo.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a extensão universitária não é uma pós-graduação, embora faculdades e órgãos relacionados ofereçam esse tipo de curso.

Nesse sentido, estudantes de graduação ou formados em saúde podem fazer os cursos de extensão. Esses, por sua vez, são diferentes dos cursos livres, onde não há uma regulamentação para serem ministrados.

Então, continue lendo este conteúdo para entender o que é um curso de extensão em saúde e quais são as vantagens que eles oferecem à carreira dos profissionais dessa área. 

Quais são as vantagens de um curso de extensão em saúde?

Manter-se atualizado por meio de estudos é sempre algo que enriquece carreiras. Aliás, ao longo dos últimos anos, surgiu um conceito na educação chamado lifelong learning (formação contínua, em inglês). Esse conceito contempla a ideia de que o estudo é algo que não deve se restringir à faculdade. 

Cursos de curta duração ajudam a desenvolver habilidades (soft skills) demandadas pelo mercado de trabalho. Desse modo, cursos de extensão na área de saúde são excelentes aliados aos profissionais do setor. 

Conheça algumas vantagens:

  • Carga horária e rapidez: as aulas geralmente duram alguns dias entre teoria e prática.
  • Conhecimento prático: conteúdo focado em um recorte temático do setor, sendo explorado com mais profundidade.
  • Diferencial de mercado: os temas podem diferenciar o profissional, melhorando seu desempenho e valorizando seu currículo em seleções de trabalho.
  • Networking: os estudantes de um curso de extensão podem criar uma rede de contatos no segmento onde desejam crescer, podendo render parcerias futuras.
  • Investimento compatível: por serem cursos curtos, os investimentos geralmente são menores se comparados a cursos de graduação e pós.
Como escolher o curso ideal de extensão em saúde

Os benefícios que você acabou de ler estão na maioria dos cursos de extensão em saúde, mas existe um jeito inteligente de escolher as aulas que vão fazer a diferença na sua carreira.

Primeiramente, observe o conteúdo programático do curso e verifique se as informações serão úteis para sua carreira. Também vale se atentar ao currículo dos professores e a qualidade da instituição de ensino superior.

Então, para aqueles que trabalham na área, o curso de extensão escolhido pode promover mais valor ao serviço prestado. Isso significa melhorar o desempenho profissional, visando a promoções e crescimento na carreira.

Nesse contexto, os certificados dos cursos de extensão aumentam a visibilidade do currículo em processos seletivos, inclusive no início da carreira do profissional. 

Cursos de extensão em saúde são experimentações

Quando o indivíduo quer ingressar em uma área, mas não tem certeza se gosta realmente do assunto, fazer um curso de extensão dentro do tema poderá ajudar na tomada de decisão.

Em outras palavras, se há dúvidas sobre o tema de uma pós-graduação, graduação, mestrado e até doutorado, uma extensão em saúde sobre o assunto pode ser muito esclarecedora.

Esse breve contato com o tema facilita compreender se vale a pena se aprofundar em uma especialização ainda maior.

Ou seja, é a chance de aprender algo novo com profissionais experientes e capazes de tirar dúvidas sobre a área na qual o aluno está interessado, conhecendo detalhes entre teorias e práticas. 

Contribuições dos cursos de extensão em saúde na carreira

Para um profissional ou estudante da área da saúde, ser especialista nos diferenciais requisitados pelo mercado sempre rende oportunidades melhores.

Isto é, ter cursos de extensão em saúde evidenciará o seu interesse no engajamento profissional com conhecimento aplicado.

Além disso, os cursos de extensão em saúde direcionam o profissional rapidamente com várias certificações de um mesmo assunto, criando uma linha diferenciada e consistente, por exemplo.

A FASIG oferece uma linha de cursos orientada para aspectos gerenciais e administrativos da saúde, propondo uma combinação curricular fortalecida.

Quer saber mais sobre os cursos de extensão em saúde da FASIG? Clique aqui!

Compartilhe: