fbpx
21 set

Vamos falar sobre a luta das pessoas com deficiência?

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da inclusão social

De acordo com dados do último Censo Demográfico, divulgado pelo IBGE, mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência. A boa notícia é que várias inciativas já foram desenvolvidas para garantir que essa parcela da população tenha acesso a todos os serviços disponíveis.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por exemplo, visa implementar novas iniciativas e intensificar ações desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.

Cada ação é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Seja com ações que tenham como objetivos promover a participação social e combater a desigualdade, exclusão ou restrição. E, até mesmo, ações que envolvam a construção de casas adaptáveis, implementação de centros de formação de instrutores de cães-guia, promoção e prevenção da saúde e ações de reabilitação.

Já o Disque 100, um canal criado para receber denúncias de violações dos direitos humanos, totalizou 5.389 queixas relativas a violações de direitos de pessoas com deficiência. Além deste canal, é possível fazer denúncias pelo aplicativo Proteja Brasil (disponível no Google Play e App Store) ou pelo site humanizaredes.gov.br. As denúncias, após serem analisadas, são encaminhadas aos órgãos de proteção estaduais para que providências sejam tomadas em até 24 horas.

Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema.

Você acredita que esse tema é importante? Então compartilhe com mais pessoas e leve essa mensagem à frente.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?