fbpx
  • Endereço Rua da Consolação, 1025
  • E-mail atendimento@fasig.com.br
  • Contato 11 3444-4000

Curso ideal para profissionais interessados em melhorar os sistemas de saúde público e privado, proporcionando mais acesso, qualidade e eficiência aos pacientes por meio de ferramentas tecnológicas, pesquisa e inovação.

As disciplinas abordam as principais regulações aplicáveis ao direito da saúde digital, incluindo as competências de cada autoridade reguladora. São abordados temas atuais como a telemedicina e a Lei Geral de Proteção de Dados.

São estudados os aspectos gerais de propriedade intelectual, visando a compreensão das principais tendências de saúde na Era Digital, avaliando as formas de investimento.

Desenvolver o conhecimento a respeito das oportunidades para uso de tecnologia de forma integrada aos produtos e serviços de saúde. O curso foi estruturado para que o aluno compreenda de forma clara e prática, propiciando a aplicação dos conceitos no ambiente profissional. As aulas contarão com a metodologia Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida, em que o estudante é provocado a fazer a gestão do seu tempo de estudo e reflexão dos conteúdos fora de sala de aula, por meio da leitura de livros, artigos, vídeos, filmes, podcasts etc.

O curso é multidisciplinar, sendo destinado para profissionais de saúde, de administração, do direito ou de qualquer outra área, que já atuem ou tenham interesse em atuar para transformar nossos sistemas de saúde público e privado, proporcionando mais acesso, qualidade e eficiência aos pacientes através do uso responsável de ferramentas tecnológicas, pesquisa e inovação em saúde. Ao final do curso, os participantes terão conhecimento sobre as principais regulações aplicáveis ao direito da saúde digital, competências de cada autoridade reguladora, aspectos gerais de propriedade intelectual, compreensão das principais tendências de saúde na era digital e formas de investimento.

O avanço exponencial como que a tecnologia está sendo aplicada nos produtos e serviços de saúde está acarretando uma mudança nunca vista no setor. Essa evolução, por sua vez, está redefinindo o papel de cada um dos stakeholders envolvidos na jornada do paciente – profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, etc), paciente, indústria, operadoras de planos de saúde, autoridades governamentais, entre outros. Este curso oferece aos participantes uma visão prática dos principais desafios jurídicos e bioéticos dessa era de inovação em saúde, em que a tecnologia associada ao cuidado em saúde proporciona infinitas possibilidades, mas também desafios.

  • Módulo 1: RegulaçãoTeoria Geral do Direito à Saúde, Principais stakeholders, Autoridades e respectivas competências, Responsabilidade Civil em serviços de saúde, Proteção de Dados em Saúde, Saúde Pública, Saúde Suplementar, Licenciamento e Registros de produtos regulados pela Anvisa, Pesquisa Clínica e Propriedade Intelectual.
  • Módulo 2: Inovação Principais tendências do mercado (Telemedicina, Point-of-care, Prescrição Eletrônica, Biotecnologia, Terapias Avançadas, Dispositivos Vestíveis, Inteligência Artificial, Blockchain, Big Data & Analytics, Data Science, Behavioral Science, Remuneração Baseada em Valor e Contratos de Compartilhamento de risco)
  • Módulo 3: Investimento
    Corporate funding, Inovação aberta, Desenvolvendo de projetos, Captação de recursos, Ecossistemas e Redes de Inovação em Saúde.

    • Metodologia
      O tempo em sala de aula presencial será utilização para testes, discussões e aplicações práticas do que foi estudado de forma preparatória em uma dinâmica de aprendizagem ativa, mediadas pelo(a) Professor(a) entre ele(a) e seus(as) alunos(as).
    • Recursos
      Power Point, debates, vídeos, apresentação em grupo.
    • Avaliação
      Leitura dos textos e participação nas discussões em sala de aula, entrega de resumo propostos e apresentação de seminários.
    • Bibliografia

Thamires Cappello é Doutoranda em Saúde na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisa em Direito Sanitário da USP (Cepedisa). Coordenadora Jurídica do Hospital IGESP. Revisora e parecerista da Revista da Revista Latino-americana de Bioética e da Revista Opinion Jurídica. Autora do livro Pesquisa Clínica de Medicamentos: a disposição sobre o próprio corpo.

Renata Rothbarth é advogada especialista em direito médico com foco no atendimento de clientes no ramo da saúde digital e life sciences. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisa em Direito Sanitário da USP (Cepedisa). É alumni member do Yale Interdisciplinary Center for Bioethics da Universidade de Yale (EUA). 

O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 30 (trinta) dias após o final do curso.

A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

× Como posso te ajudar?